PéPedal: levar crianças a pé ou de bicicleta para a escola

O novo programa, na fase inicial, vai decorrer uma vez por semana

Associação Ciclaveiro criou o PéPedal, um programa para fomentar a mobilidade ativa e incentivar mudança de hábitos.

A Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta lançou o PéPedal, um programa que quer promover as deslocações para a escola a pé ou de bicicleta, reduzindo o número de crianças que chegam diariamente até aos portões dos estabelecimentos de ensino sentadas nos carros. Há inscrições, percursos, paragens e até um passe, para entrar neste novo transporte escolar.

O programa, lançado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, abrange os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo que frequentam o Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz. Surge após outras iniciativas pontuais junto das escolas e comunidade para incentivar a mobilidade ativa, como o CicloExpresso, o sigAPÉ e Serpente Papa-Léguas, mas estas estavam “muito limitadas no tempo”, pelo que “o resultado prático ia-se perdendo”, explica a presidente da Ciclaveiro, Maria Miguel Galhardo.

O novo programa, que arrancou na passada sexta-feira e, na fase inicial, vai decorrer uma vez por semana, quer a “mobilidade ativa todo o ano letivo”, de forma recorrente e regular. “Não queremos fazer atividades lúdicas, queremos de facto alterar os hábitos de mobilidade”, sublinha a líder associativa.

Os comboios escolares PéPedal, ou seja, os grupos de crianças que vão a pé ou de bicicleta, serão acompanhados por pais voluntários, para que os mais pequenos (e os seus pais) se sintam seguros neste esforço para ganhar autonomia. A associação espera ter cerca de 100 crianças no início deste ano letivo (são 1022 nos quatro estabelecimentos), mas a qualquer altura é possível aderir. As inscrições, assim como informações sobre os mapas com percursos e paragens, estarão disponíveis em pepedal.pt.

Ao aderirem, os alunos terão acesso ao Passe Escolar PéPedal, que permite “apanhar” o comboio escolar e lhes dará acesso a um conjunto de benefícios com parceiros locais, consoante o número de viagens que fizerem.

O projeto inclui, ainda, um Consultório Médico PéPedal, através do qual uma equipa de profissionais de saúde dará uma “consulta” de avaliação e sensibilização para a importância da mobilidade ativa em cada escola. No final do ano letivo as conquistas alcançadas serão celebradas com um Ciclo Passeio Escolar envolvendo toda a comunidade escolar.