Susana Romana

O livro de Cavaco Silva, o colapso climático e o novo álbum dos Rolling Stones

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Cavaco Silva vai publicar um livro centrado no “comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso”. Vai-se chamar “Um pontapé no céu da boca para António Costa”.

2

Por outro lado, Cavaco estar a ensinar como é que se é primeiro-ministro faz todo o sentido neste timing. Tal como aconteceu no seu tempo, Portugal está agora a receber fundos europeus em barda. No fundo, o livro pode ser um folheto só a dizer “gastem tudo em alcatrão”.

3

António Costa vai ser recebido pelo Papa Francisco, para agradecer a visita ao nosso país durante a Jornada Mundial da Juventude. Se o país perdeu dinheiro? Sim, mas Costa está mortinho para ver se o Papa diz mal de Marcelo depois daqueles apertos de mão agressivos.

4

O Governo grego vai começar a impor limites diários de visitantes à Acrópole, para minimizar o caos que ali se faz sentir com tanto turismo. Se fosse cá, metiam um soalho flutuante e alugavam a nómadas digitais.

5

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que “o colapso climático começou”, em reação ao anúncio do verão deste ano ser o mais quente já registado no Hemisfério Norte. Chato para a Humanidade no geral. Óptimo para fãs da saga “Mad Max”, já que vão poder ter a experiência imersiva de viver como no filme.

6

Um em cada dois portugueses atualmente empregados sente que o seu salário não cobre todas as suas despesas, de acordo com um barómetro europeu. Já nem se aplica a máxima “trabalhar para aquecer”, que muitas vezes nem sobra dinheiro para essa parte.

7

O mesmo relatório referiu que a situação dos trabalhadores europeus é preocupante sobretudo em Portugal e na Sérvia. Estamos, portanto, ao nível de um país que só existe desde 2006 e passou por várias guerras recentes. A nossa única guerra recente é entre a Cristina e a SIC ou entre o VAR e o F.C. Porto.

8

Os Rolling Stones vão lançar um novo álbum de originais, intitulado “Hackney Diamonds”, o primeiro desde 2005. De facto, as iniciativas das universidades seniores estão cada vez mais completas.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 10 de setembro – número 1633 – da “Notícias Magazine”]