Movimento “Loving The Planet”: um copo “à saúde” da Terra

Projeto do movimento “Loving The Planet” quer aumentar a consciencialização da importância da preservação da água e chegar a um milhão de pessoas.

A água potável é um recurso cada vez mais escasso e milhões de pessoas, em todo o Mundo, continuam sem aceder a um bem que tantos dão como adquirido. Parte de cada um de nós alterar comportamentos diários para o preservar, mudanças que poderão ser feitas com a ajuda de um simples copo. Esta é a proposta de Eduardo Rêgo, fundador do movimento “Loving The Planet” (na foto, em baixo). “É uma autêntica revolução no incentivo à poupança da água. É um copo à saúde do Planeta, que está a ficar enfermo”, diz o também locutor, mais conhecido por ter sido a voz portuguesa dos documentários da BBC Vida Selvagem.

O recipiente terá uma forma arredondada em representação do Planeta Terra com uma linha ao meio a simbolizar o equador. As crianças “são convidadas a enchê-lo até metade e a lavarem os dentes apenas com essa quantidade de líquido”. “Deitam água até à linha (120 mililitros) e fecham logo a torneira, em vez de a deixarem aberta. Há logo uma poupança brutal de água ao fim do ano. Libertam-se 12 litros de água por minuto com a torneira aberta”, explica Eduardo Rêgo que, de uma forma simbólica, quer “ter o Mundo na mão”.

Eduardo Rego, a Voz da BBC Vida Selvagem em Portugal
(Foto: Diana Quintela/Global Imagens)

O presidente do Loving The Planet espera fazer “um milhão e 700 mil copos para cobrir todas as escolas do país” e, mais tarde, empresas. “Queremos apanhar este público-alvo primeiro, as crianças, porque são como esponjas. Se lhes dermos uma mensagem que entendam, depois vão exigir que os pais façam. Queremos alertar para a pertinência deste gesto individual e intransmissível”, justifica, acrescentando que a ideia é que o copo mude de cor à medida que se vai enchendo de água, uma forma de o tornar “mais apelativo”.

A Loving The Planet já tem uma empresa escolhida para a produção do polímero mas, antes, precisa de verbas, estando agora numa fase de busca de suporte de empresas e câmaras municipais. “Uma empresa fabricante de automóveis já disse que quer o copo para dar em conjunto com cada carro vendido. Estou a reunir apoios, sem dinheiro não consigo fazer”, lembra Eduardo Rêgo, que apela “à consciência global para que as pessoas percebam a importância” desta ambiciosa iniciativa. “Mais que um projeto, é uma urgência, com o objetivo tremendo de mudar consciências”, assevera. São precisos “450 mil euros, que cobrem a produção de 1 milhão de copos mais a logística de embalamento”, garante.

Eduardo Rêgo, que participa em vários eventos ligados à sustentabilidade, revela que “a Organização das Nações Unidas está encantada com a ideia e à espera que resulte em Portugal, para levar este projeto de poupança da água para outros pontos do Planeta”. Este, explica ainda, é “apenas o primeiro degrau” de “um triângulo comportamental que apela à consciência individual, corporativa e global”.

O locutor criou a plataforma Loving The Planet, em 2018, com o objetivo de combater as agressões ao Planeta cometidas pela espécie humana. “A sociedade está estupidamente rendida ao excesso. Estamos a adulterar todas as dinâmicas da natureza e, consequentemente, a água potável é cada vez menor, o que é um contrassenso face ao avanço da tecnologia. Estamos a ser sabotadores do nosso próprio destino. Vamos finalmente pôr isto na ordem do dia, é uma grande missão”, reforça, lembrando que “o consumo médio diário de água por habitante em Portugal é de 187 litros”.