Em pauzinhos ou cones, o incenso veio para ficar. Para dar fragrância aos lares. E também bem-estar.
Conhecido por atrair as boas energias, queimar as más e trazer espiritualidade, o incenso é muito mais do que apenas uma emanação de odor. Além de uma boa fonte de perfume, a substância aromática tem propriedades benéficas para a saúde e efeitos terapêuticos. A história deste produto é, em muitos pontos, divergente.
Alguns dizem que é proveniente do sul asiático (China e Índia), mas que também é oriundo do Egito ou até de Grécia e Itália. Portanto, multinacional e transversal. A utilização e criação do incenso é predominantemente cultural, já que era utilizado em rituais e celebrações. Mas, também, fortemente ligada à saúde, pela crença de que podia curar e ajudar na recuperação de diversas doenças.
Na Natura, marca conhecida pelos estilos africano e asiático, estes produtos são certos nas lojas. O porquê dos incensos “baseia-se no ADN multicultural e sensorial que a Natura tem desde o seu nascimento”, afirma Andrea Lopez, coordenadora de marketing da marca. É por isso que “fazia todo o sentido” ter uma ampla linha de produtos na família dos aromas, o que inclui os incensos “tanto pelas suas propriedades benéficas, como pela sua origem, transportando-nos para outras culturas”, completa. Andrea destaca também que a base de clientes dos incensos é fiel. As pessoas procuram estes artigos para poderem perfumar as casas. Mas a procura não é somente pelo cheiro. Também está muito ligada à espiritualidade, à meditação e ao ioga.
A novidade é que, apesar do bom odor e das boas energias, vantagens para a saúde também estão incluídas no pacote. A cada pauzinho que queima, melhora a ativação da circulação sanguínea, fomenta a capacidade de concentração, estimula os sentidos e prepara uma boa noite de sono.
E não termina por aí. O menu é bastante completo na página dos aromas, todos provenientes de ervas aromáticas. E cada um tem uma função. Há, por exemplo, a canela, que dá mais energia, alegria e vitalidade; a lavanda, com um efeito calmante para abrandar o corpo antes de dormir; o sândalo, que proporciona paz e equilíbrio, o mais comum na meditação. O rol não tem fim. É só escolher um cheio que lhe agrade para perfumar a casa e deixar a alma descansada.