Toyota Highlander: o bom gigante japonês

Chegou à Europa o maior SUV da Toyota, o Highlander, que roça os cinco metros e leva até sete passageiros. É grande, mas poupado, o que se agradece nos dias que correm.

Já vai na quarta geração, mas esta é a primeira a aterrar na Europa. Utiliza a mesma plataforma e motorização híbrida do RAV4, mas com a potência aumentada para 244 cavalos e um motor elétrico traseiro para assegurar a tração integral. As linhas são agradáveis, talvez mais ao vivo do que em foto, com uma frente agressiva, uma lateral musculada e uma traseira robusta. No vasto interior, cinco pessoas viajam sem grandes constrangimentos e os dois últimos lugares são mais aconselháveis a crianças ou adultos de baixa estatura.

O equipamento é completo (os bancos traseiros, por exemplo, são aquecidos), os materiais e acabamentos são de qualidade, mas o design do interior e os grafismos do sistema de infoentretenimento estão um pouco datados.

Em estrada, o Highlander surpreende pela facilidade de condução e elevado nível de conforto. Tudo é suave neste SUV, que dispõe de potência suficiente para mover as duas toneladas até aos 180 km/h (velocidade limitada) e acelerar dos zero aos 100 km/h em 8,3 segundos, com consumos inferiores a 8 l/100 km. Os preços começam nos 65 990 euros.

Dimensões
O Highlander tem 4,96 metros de comprimento, 1,75 de altura e 1,93 de largura. A capacidade da mala varia entre os 348 e os 1909 litros.

Técnica
O motor, a gasolina, tem 2,5 l de cilindrada e 190 cavalos. Há ainda dois motores elétricos de 180 e 54 cavalos (este colocado atrás).

Segurança
A Toyota dotou este SUV de variados sistemas de segurança ativa, incluindo o Sistema de Pré-Colisão.