Prendas (e desejos) em Dia da Mulher

Maria Cerqueira Gomes, apresentadora de televisão (Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Se uma mulher pudesse escolher qualquer coisa, o que oferecia a si própria a 8 de março? No dia em que se celebram as conquistas femininas e as lutas pela igualdade, lançámos o desafio a nove figuras públicas, mulheres, atrizes, cantoras, apresentadoras, políticas. E as ambições de todas e de cada uma, numa altura em que a guerra ensombra a Europa, gritam liberdade, apelos à paz, viagens pelo Mundo e até a saúde mental entra.

Júlia Palha

Atriz
23 anos

(Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens)

“Para mim, o melhor presente que me poderia oferecer neste Dia da Mulher seria um fim de semana fora da cidade, provavelmente no campo, mesmo no meio da Natureza. Um sítio bonito, calmo, tranquilo, onde pudesse descansar, desligar do stress do dia a dia, ler os livros que tenho para ler já há algum tempo. Tirar tempo para mim, para cuidar do meu corpo e da minha mente. Um local onde pudesse praticar exercício físico, meditar, estar ao sol, comer bem e saudável e, acima de tudo, estar presente, aproveitar o momento.”


Maria Cerqueira Gomes

Apresentadora
38 anos

(Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

“Bem, assim à primeira vista, o que me oferecia a mim própria no Dia da Mulher eram anos de vida com qualidade, para estar com os meus filhos e netos.”


Cuca Roseta

Fadista
40 anos

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Eu oferecia-me uma viagem sozinha na Índia, durante um mês a fazer yoga e meditação. O que é material é efémero, cativa agora, depois passa. O meu presente seria sempre algo que cative mas que deixe uma marca profunda, para a vida e no bem-estar pessoal.”


Sónia Tavares

Cantora
44 anos

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Não só podia, como me vou oferecer a mim própria uns dias de termas no Luso, sozinha. Não que precise de me afastar dos problemas de uma mulher ocidental de meia idade de classe média, mas sim porque sei que sou melhor pessoa, melhor mãe, melhor mulher, se tiver a cabeça em ordem. E também, como faço 45 anos já no dia 11, achei que me podia permitir este pequeno luxo e poder recarregar como acho que mereço. Digo isto com algum sentimento de culpa, sabendo que tantas outras mulheres , por esse mundo fora, nem sequer têm permissão para sair à rua.”


Ágata

Cantora
62 anos

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

“Neste momento, acho que todas nós precisávamos de um pacote de mais consciência e mais tranquilidade e paz. E isso é muito difícil nos dias que atravessamos. Vivemos um período de incerteza, saímos agora de uma pandemia, que ainda está a acontecer, ainda não estamos a viver a 100%, para nos enfiarmos numa guerra. É aflitivo pensarmos que vamos acabar por sofrer algumas alterações nas nossas finanças, em termos de aumentos, de gás e combustível nomeadamente, e que por aí vem tudo de arrasto. Julgo que se o Mundo fosse das mulheres, a guerra era abolida.”


Catarina Gouveia

Atriz
34 anos

(Foto: Diana Quintela/Global Imagens)

“Ofereceria a mim própria uma viagem. Encaro as viagens como experiências que nos acrescentam, valorizam e enriquecem como pessoas. Não optaria por nenhum destino específico porque aprecio aquele fator surpresa, que deve estar presente quando não queremos criar muitas expectativas.”


Simone de Oliveira

Cantora
84 anos

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“No Dia da Mulher, o que gostava de me oferecer, não só a mim, é liberdade para todas as mulheres do Mundo. Para serem iguais a si próprias, sobretudo nos países onde elas não são livres. Fundamentalmente, a liberdade de as mulheres poderem ser elas próprias, de poderem dizer não quando querem dizer não e poderem dizer sim quando querem dizer sim. Bem sei que não é nada fácil, mas levei a minha vida inteira a tentar fazer isso.”


Ana Gomes

Política
68 anos

(Foto: Pedro Correia/Global Imagens)

“Antes de mais nada, o que gostava mesmo de receber era a retirada das tropas russas da Ucrânia. E uma paz justa. Com a libertação da Rússia das mãos de Vladimir Putin – e também da Bielorrússia. E a entrada numa nova era de caminho para a democracia semelhante à da Ucrânia.”


Sónia Araújo

Apresentadora
51 anos

(Foto: Tony Dias/Global Imagens)

“Mais justiça social e um mundo melhor era o que me oferecia a mim e a todas as mulheres e homens neste dia. Os tempos que estamos a viver são muito difíceis de digerir para qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Queria que houvesse mais entendimento entre os povos, sei que é uma utopia, mas se não houver paz entre povos, vizinhos ou não, temos o mundo virado ao contrário. Saímos de uma pandemia e agora levamos com uma guerra. Se pudesse escolher, queria mais discernimento e inteligência nas cabeças dos líderes que gerem este Mundo. E não sei se uma maior representatividade das mulheres não traria mais equilíbrio.”