Heavy Duty Beauty: beleza antes e depois do treino

Renata da Luz Fernandes, fundadora da Heavy Duty Beauty

Renata da Luz Fernandes arriscou na difícil arte de juntar cosmética e desporto, duas das suas paixões. Correu bem. Tem dois produtos para o rosto e dois para o corpo para cuidar da pele de quem faz exercício. Para homens e mulheres.

Primeiro, foi uma questão de necessidade. Pele muito seca desde pequena, entretanto, tornou-se adepta do desporto, ginásio e caminhadas ao ar livre, sentiu problemas de hidratação. Percebeu os efeitos do exercício nos poros, procurou cremes naturais, pouca coisa ou quase nada, decidiu avançar. Depois, então, tornou-se um projeto inovador, um negócio empreendedor.

No verão passado, Renata da Luz Fernandes criou a Heavy Duty Beauty, marca de cosmética desportiva, com quatro produtos, dois para o rosto e dois para o corpo, dois para antes do treino, dois para depois. Para mulheres e homens, para qualquer desporto e ocasião. “São produtos unissexo, sim. Há uma barreira que foi vencida e os homens já procuram estes produtos.” Mais do que uma marca, realça, “é um movimento que pretende dar poder a mulheres e homens que se queiram sentir mais fortes, seguros e felizes”.

Acne, celulite, pele enrugada antes do tempo, pouca hidratação, aparência muito seca ou muito oleosa. Constatações que lhe metiam confusão. “Se temos cuidado com a nutrição, não faz sentido não termos cuidado com a pele”, diz. Um ano de pesquisas com quem percebe da área até à fórmula ideal. Os produtos são 98% naturais e vegan com óleo de andiroba, um ingrediente nativo da Amazónia. “Tem propriedades anti-inflamatórias, ómega 3, é muito hidratante”, descreve. Um aliado na regeneração dos tecidos da pele inflamada.

Antes do treino, o spray “Ready, set, glow”. “Para limpar a pele, impede o envelhecimento, ajuda a acalmar e não precisa enxaguar.” E o creme “Burn baby burn!” que, explica, “ajuda a maximizar o treino, a queimar a gordura dispersa, a tonificar”. Para aplicar nos braços, barriga, anca, coxas. Depois do treino, há dois cremes hidratantes de rápida absorção após o banho, que desinflamam os músculos e previnem a a celulite. “Quem compra, gosta. Os produtos são bons e funcionam”, garante.

Tem sido uma aventura. “É um nicho inovador e as pessoas precisam de entender esta necessidade”, sublinha Renata, que estava ligada aos negócios, ao controlo financeiro de algumas marcas, antes de entrar na área da cosmética. Sabe que não basta estalar os dedos, é preciso trabalho, dedicação e motivação, para a empresa entrar numa fase de maturação. “Para estar no mercado de uma forma estabelecida.”

Os produtos variam entre os 22 e os 55 euros e estão à venda no site da marca. Renata tem planos, mais produtos e presença em espaços que façam sentido, explorar o mercado internacional. “Vamos fazer alguns testes com a Alemanha em abril”, adianta. Espanha está no horizonte até ao final do ano, lá para outubro, São Paulo, Brasil, onde nasceu, filha de mãe portuguesa e pai brasileiro, há seis a viver em Lisboa. Está satisfeita com a decisão. “A junção desporto e cosmética é difícil, é um desafio. Valeu a pena pelo resultado, o branding está muito bonito.”