Golf GTI: o ícone continua empolgante

Em 1978, pela mão da Volkswagen, nascia um automóvel de culto e desejo, que já vai na oitava geração. E que insiste em fazer jus ao nome.

Dos 115 cavalos em 1976 (uma potência assombrosa para a época num carro tão pequeno e leve), o GTI saltou para os 245 cavalos nesta oitava geração. Criador de um segmento, teve muitos concorrentes, mas nenhum chegou à oitava geração nem aos 2,3 milhões de exemplares vendidos. E se, esteticamente, poderemos apelidar a VW de conservadora, pois reconhecemos um Golf qual seja a geração, a verdade é que este GTI consegue ser discreto mas agressivo. Uma dupla personalidade que encontramos também no comportamento dinâmico. Pode, por um lado, comportar-se como um normal carro do dia a dia, com uma sonoridade bastante agradável, ou transfigurar-se num rápido e eficaz desportivo, acessível a quase todos os condutores e com um nível de conforto surpreendente, tendo em atenção que se trata de um “GTI”. E é possível rolar com médias de 7,6 l/100 km. Nota menos para a complexidade dos menus e submenus do ecrã tátil e para a caixa de velocidades DSG, nem sempre rápida a engrenar a relação pretendida. O preço começa nos 48 450 euros.

Dimensões
O Golf GTI tem 4,28 metros de comprimento, 1,46 de altura e 1,78 de largura. Pesa 1484 quilos e tem jantes de 17 polegadas.

Técnica
O motor a gasolina é um 2.0 l turbocomprimido com 245 cavalos e 370 Nm de binário. Permite acelerar do 0 aos 100 km/hora em 6,3 segundos.

Segurança
A Volkswagen dotou o Golf de diversos sistemas de segurança, como o de monitorização de peões e ciclistas.