Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Da Rússia, sem amor
Os imigrantes russos a residir em Portugal estão a sentir na pele a invasão da Ucrânia. Apesar de quase todos criticarem o regime de Vladimir Putin, são poucos os que aceitam dar a cara. Alvo de preconceito e até de algum bullying, dizem-se marginalizados. A jornalista Catarina Silva revela quatro testemunhos e, com a ajuda de um psicólogo e de um sociólogo, retrata o dia a dia de uma comunidade que também sofre com as polémicas decisões políticas de Moscovo.

Os relógios parados e o futuro por chegar
Um mês depois de mais uma tentativa de golpe de Estado, o jornalista José Miguel Gaspar e o fotojornalista Leonel de Castro estiveram na Guiné-Bissau e contam-nos como é o quotidiano de um país que continua à espera de ser inventado.

Portugal, dois países
A partir de dia 17, quinta-feira, a Galeria WOW, em Vila Nova de Gaia, recebe uma centena de imagens tiradas pelo americano Neal Slavin. Metade em 1968. A outra metade 50 anos depois. O jornalista Paulo Farinha testemunhou o regresso do fotógrafo ao nosso país. Seguiu-lhe os passos, conheceu-lhe as emoções. Primeiro, a preto e branco; agora, a cores.

Comportamento

Guia para gerir a ansiedade da guerra
Natália está em Portugal há nove anos, nasceu na Rússia e cresceu na Ucrânia. Vive angustiada com a família que tem nos dois países. Verónica passa os dias agarrada às notícias, sente esta guerra com uma intensidade muito maior agora é mãe. Como gerir a ansiedade causada pela avalanche de notícias? A jornalista Sara Dias Oliveira falou com duas psicólogas e traça um guia para adultos e crianças.

Bem-estar

A dor que inviabiliza o sexo
A lua de mel de sonho acabou por ser uma imensa frustração quando Maria não conseguiu ter relações sexuais devido a fortes dores na penetração. Só depois de quatro anos, várias consultas e muitas tentativas sem sucesso de resolução do problema é que encontrou a ajuda de que precisava. A dor sexual, também apelidada de dispareunia, é mais comum do que se pensa, muito incapacitante, mas continua a ser menosprezada, como explica a jornalista Ana Tulha, que ouviu três médicos e uma fisioterapeuta sobre as causas e as soluções para esta patologia.