Cinco sugestões para brindar no Dia dos Namorados

A NM sugere um Porto, um moscatel, um espumante e dois licores

O Dia de São Valentim está a chegar. Neste Bloco de Provas da Notícias Magazine, cinco sugestões para desfrutar a dois. Um Porto, um moscatel, um espumante e dois licores: um de morango e outro de ginja. No dia dos namorados - e em todos os dias do ano -, não faltam razões para brindar.

Foz Tua Porto White 40 Anos

Douro
Foz Tua
Castas tradicionais do Douro
135 euros

Um belíssimo exemplar, de edição limitada a 1200 unidades, e que, juntamente com um Tawny, fez com que o produtor de Carrazeda de Ansiães entrasse pela porta grande na comercialização de vinhos do Porto. A sedutora harmonia doçura-acidez assume protagonismo. A cor, âmbar, e o aroma a frutos secos, com apontamentos cítricos, revelam elegância. O final, infindo, é encantador.


Licor Valentim

A Licoreira Portuguesa
Licor de morango
19,50 euros

Seria licor de morango, mas a feliz coincidência de a empresa produtora ter sido registada no Dia dos Namorados batizou-o de Valentim. Com a criação da trofense A Licoreira Portuguesa, Filipe Gonçalves recuperou receitas ancestrais, dadas a conhecer no início do século XX pelo bisavô Américo Costa numa tasquinha com nome próprio. Morangos e plantas aromáticas são a base de um licor equilibrado, fresco e adamado. Uma saborosa perdição.


Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal

Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas
Moscatel de Setúbal
6,99 euros

A cor, dourada, e o perfil, jovem, cativam. As notas frescas a laranja dão-lhe amplitude. O mel sublinha o lado sedutor. Numa altura em que os moscatéis se começam a instalar no mercado de luxo, seguindo os passos do vinho do Porto, aqui está um belo exemplo de como a simplicidade também pode ser um trilho vencedor.


Mariquinhas Licor de Ginja

Licóbidos
Ginja de Óbidos
12,99 euros

Na década de 1940, pela mão de Abílio Ferreira de Carvalho e de forma artesanal, nasceu este licor de ginja. Os anos passaram, os ingredientes (ginja, álcool, água e açúcar), sem conservantes, e o processo de fabrico mantiveram-se. E o resultado continua a somar admiradores. A cor, vermelho rubi, e a consistência, generosa, são trunfos. Mas é a frescura, ácida, e o aroma, vivo, que fascinam.


Murganheira Super Reserva Bruto 2016

Távora-Varosa
Sociedade Agrícola Comercial do Varosa
Malvasia fina, cerceal e tinta roriz
10,80 euros

Referência dos espumantes portugueses, justifica a distinção com a qualidade que apresenta. Ano após ano. Aspeto límpido, bolha finíssima e duradoura, aroma elegante com apontamentos de baunilha, revela um sabor delicado, um final persistente e um equilíbrio que o faz, com toda a justiça, singular e popular. Harmoniza preferencialmente com assados e mariscos. Perfeito.

*Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto