As gotas nas folhas das plantas têm significado

(Foto: Pexels)

O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

As minhas plantas estão com umas gotinhas de água nas folhas. Quando acordo até costumo encontrar uma pequena poça no chão. Será normal?
Amália Fonseca, pergunta recebida por email

O comportamento descrito pela leitora demonstra que a sua planta está deprimida, maltratada e daí não vê outra saída senão chorar copiosamente. ESTOU A BRINCAR!

Apesar de as plantas serem seres sensoriais ainda acredito que estejam um pouco longe de exprimir emoções, mas são completamente capazes de responder ao meio que as rodeia.

Vamos então entender a que se deve este aparente pranto em algumas das nossas plantas.

Todas as plantas transpiram, ou seja, existe sempre alguma perda de água por evaporação através de pequenas estruturas na superfície das folhas (estomas). No entanto, quando a humidade é elevada e a temperatura baixa, esta transpiração acontece bem mais lentamente.

Este desacelerar faz com que algumas plantas consigam, por ação da pressão radicular, extrair essa água acumulada por estruturas localizadas nas pontas das suas folhas (hidátodos), dando a sensação que estão num pranto pegado.

A este fenómeno dá-se o nome de gutação e é ainda mais comum nos dias seguintes à rega.

É mais frequente encontrarmos estas poças de água pela manhã já que durante a noite as temperaturas baixam e a humidade aumenta consideravelmente.

Se há algum problema com as vossas plantinhas? Não!

Se têm de mudar alguma coisa na sua manutenção? Também não!

Só recomendo especial atenção caso o pavimento seja em madeira, pois gotinha a gotinha podemos infligir grandes estragos. Palavra de quem já passou por isso.… Espero que a minha senhoria não seja fã desta rubrica……

Até ao próximo Consultório Jardinagem.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].