As flores (ainda) surpreendem

As entregas online têm mudado a forma como se compra flores

É uma presente clássico, mas não tem de ser previsível ou monótono. Os arranjos florais estão mais arrojados e cativam públicos mais jovens. As vendas online facilitam o acesso a floristas inovadoras.

De cores originais a formatos inesperados, os ramos de flores podem fugir do cliché vermelho e da clássica rosa. Os arranjos florais continuam a ser um presente romântico e são procurados também pelos jovens.

O Dia dos Namorados ainda é “um dos melhores momentos para a venda de flores”, reconhece André Zozulya-Davidoff. O relações públicas da Centá, sediada em Lisboa, acredita que, nesta época, as pessoas procuram “uma forma original e única para surpreender aquela pessoa especial”.

Berta Mendes, da Flores no Cais, acrescenta que o produto mais requisitado nos dias que antecedem o 14 de fevereiro ainda é a rosa vermelha, embora as caixas de rosas também tenham tido expressão nas vendas dos últimos anos.

Para o profissional da Centá, “há uma evolução na maneira como os arranjos são criados e interpretados”. “Surpreendentemente”, avança, “os mais procurados são os ramos experimentais”, talvez porque muitos clientes estejam “cansados” das soluções “mais standard”. “Os nossos clientes arriscam e procuram arranjos mais arrojados e originais. E é o que queremos oferecer: um arranjo que foge às normas.”

Na Flores no Cais, com lojas em Lisboa, Montijo e Almada e entrega ao domicílio, qualquer composição floral pode ser surpreendente, “porque é sempre única”. “O mesmo ramo pode ter uma interpretação e significado diferentes oferecido por uma pessoa ou por outra, bem como recebido por uma ou outra.” Segundo Berta Mendes, há quem procure algo específico, levando até uma fotografia como exemplo. Mas muitos clientes ainda pedem opinião, “porque não conhecem muito sobre flores”.

As entregas online têm mudado a forma como se compra flores. “Estamos a atingir cada vez mais uma camada jovem”, que antes não era cliente deste produto. A publicidade nas redes sociais, esclarece a diretora de marketing da Flores no Cais, é uma forma de “lembrar as pessoas de como é fácil surpreender alguém com flores”.

Liz Garden | Cartas de Amor da Margarida | 50 euros
Horto do campo grande | Prótea “Pink Ice” | 15 euros
Flores no cais | Caixa de rosas preservadas | A partir de 140 euros
Centá | Ramo experimental | 150 euros
Casa das oliveiras | Box craft | 45 euros