Filipa Gomes: “As minhas emoções vão dos 0 aos 100 mais rápido do que um Fórmula 1.”

Filipa Gomes foi fotografada no seu ateliê, em Lisboa. “Cozinha com Twist” é o seu último livro (Foto: Paulo Spranger/Global Imagens)

Vejo bem… Tenho sentido de humor. Sou perspicaz, corajosa e afoita. Sou jeitosa com as mãos – desde crochê a tranças no cabelo, passando por maquilhagem e decoração de bolos. Sou sincera, verdadeira e uma pessoa em quem se pode confiar. Tento sempre fazer o meu melhor. Tenho um bom sentido estético. Adoro coisas limpinhas. Sou um bom ombro e um ótimo colo. Conduzo bem. Tenho um bom acordar – se for de manhã. Mas, às vezes, tenho péssimas birras de sono ao adormecer. Acredito que tudo tem uma explicação e que é a conversar que a gente se entende. Sou a primeira a rir de mim mesma. Tenho um ótimo olfato. Sou boa a alimentar pessoas.

Vejo mal… Sou impaciente, perfeccionista e ligeiramente obsessiva compulsiva. Não do tipo de acender e apagar luzes cinco vezes antes de sair de casa. Mais do outro de tentar garantir que tudo acontece exatamente como imaginei. E, azar o meu, tenho uma imaginação muito fértil! Sou desorganizada, e esforço-me muito para contrariar isso. Por outro lado, tenho a mania de que só eu consigo arrumar bem a máquina da loiça e as malas na bagageira do carro. Aborreço-me com facilidade. Sou acumuladora de tralha, que um dia me vai dar um jeitaço. As minhas emoções vão dos 0 aos 100 mais rápido do que um Fórmula 1. O meu sentido de orientação é péssimo. Já passei 45 minutos à procura do meu carro no parque de estacionamento do Colombo e sou capaz de me enganar no caminho para o Algarve. Sofro de hipocondria moderada e não toco em maçanetas de wc públicos. Tenho o coração na boca e a boca nos olhos.

Cozinheira e apresentadora de TV

36 anos