Calças “slouchy”: desleixadas com classe

Depois de anos e anos a verem-se mulheres vestidas com calças justas, agora é com modelos bem largos que desfilam no quotidiano e nas saídas à noite. “Calças silhueta balão, muito anos 1980, marcadas na cintura” são tendência destacada pela stylist Marta Lobo. É a atualidade a pedir conforto.

O modelo “slouchy” (que traduzido à letra significa “desleixado”) está em alta e conquistou o público feminino, relegando as “skinny” (ou seja, as calças justas) para segundo plano, mas sem as tirar de moda. Afinal, “a moda é cíclica e as skinny não vão sair totalmente dos looks. Apenas serão usadas menos vezes”, considera o produtor de moda Diogo Raposo Pires.

Para Marta Lobo, “qualquer mulher com atitude consegue apostar no modelo ‘slouchy’”. No entanto, “uma mulher de estatura mais baixa deverá ter cuidado se não quiser parecer mais larga na zona do quadril”. Diogo corrobora da opinião, lembrando que “a cintura subida ajuda a delinear a silhueta”.

Relaxadas, estas calças conjugam-se em visuais entre o desportivo e o casual chique. E, segundo Marta, jogam com “todo o tipo de calçado em sintonia com a estatura da mulher”. Versáteis, “tanto podem ser usadas com uns saltos ou com sneakers, mudando completamente o look”, acrescenta Diogo Raposo Pires.

A ganga é o tecido mais visto, mas há propostas nos mais diversos materiais. Marta Lobo destaca a bombazina para os dias mais frios, bem como “o algodão e o linho, que é mais fresco para o verão”, somando-se a padrões como o xadrez, a par de cores que ditam a estação.