Texto de Cláudia Pinto
Desde que se lembra que sempre gostou de andar de bicicleta, embora a mãe achasse muito perigoso. Nuno Prata tem 25 anos e a paixão por este meio de transporte nunca desvaneceu. Mas foi uma viagem à Holanda que viria a mudar o rumo da sua vida. Ficou apaixonado pela organização do país e pela felicidade das pessoas. O mote estava lançado: Portugal precisava de um conceito do género. Incentivar as pessoas a adotar um estilo de vida novo e mais saudável inspirado no exemplo holandês era o objetivo.
Foi assim que em dezembro de 2017 nasceu The Fietsen Shop (Fietsen tanto significa bicicleta como andar de bicicleta), loja de bicicletas holandesas, primeiro exclusivamente online, abrindo no ano passado a primeira loja física no Parque das Nações, em Lisboa. O espaço disponibiliza 20 modelos diferentes de bicicletas e acessórios adaptados à mobilidade urbana.
Quem procura Nuno Prata e a sua loja são pessoas que desejam mudar de vida, respeitando o meio ambiente, tornando-se mais saudáveis, além de pretenderem poupar dinheiro ao trocar o carro pela bicicleta para uso diário na cidade. E quem não quiser comprar tem sempre a possibilidade de alugar.
Natural de Faro e a viver há sete anos na capital, Nuno Prata licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e tirou um mestrado em Redes de Telecomunicações na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, mas cinco anos frente ao computador ditaram o futuro: vida de escritório não é para ele. Ainda assim, a licenciatura tem sido uma boa aliada do negócio e enquanto programador criou o website da loja, tendo ainda na forja algumas ideias que ligam as bicicletas às tecnologias.
Test-drive e personalização
Nuno Prata diz que existem bicicletas para várias carteiras mas que o modelo mais económico da loja não é o que suscita maior procura. O conforto associado à qualidade é decisivo na escolha. E as diferenças entre as bicicletas de montanha vendidas noutras lojas e as de cidade, como as que The Fietsen Shop comercializa, notam-se a partir do momento em que o cliente decide experimentar.
“Desde a posição em que a pessoa vai sentada até ao selim, a proteção para a corrente e a possibilidade de colocar alforges e/ou cadeirinhas de criança, passando por pormenores mais técnicos como as mudanças e os travões, que são feitos para ter o mínimo de manutenção possível.”
Para quem quiser experimentar, é possível realizar um test-drive, como se de um carro se tratasse, “sem qualquer compromisso e sempre gratuito”. Basta chegar à loja e pedir para dar uma volta numa determinada bicicleta, ou marcar por telefone ou online.