Que toque dar ao cabelo neste verão?

Por Filomena Abreu

O verão é por excelência a época preferida para remodelar o look. E uma das missões mais fáceis de alterar é o cabelo. Um novo corte ou uma cor diferente pode parecer uma transformação insignificante, mas ajuda a renovar a autoestima e proporciona uma saborosa sensação de um fresco recomeço de época.

Por isso, pedimos aos cabeleireiros Joaquim Guerra, do Porto, e Nuno Pereira, de Braga, para desvendar as tendências deste verão e os cuidados a ter com o cabelo. Porém, não se esqueça que os rostos e os cabelos são todos diferentes e nem sempre o que fica bem a uma mulher favorece outra. Em todo o caso, o que vai ver por aí abrange todos os gostos e estilos. Encontramos cabelos curtos e compridos. Encontramos loiros, mas também cores mais quentes, como os vermelhos e os acobreados. Penteados que tanto servem para a noite como para o dia-a-dia. Tanto são perfeitos para um encontro romântico como para uma animada reunião com amigos ou até para uma semana de trabalho.

Só não se esqueça que um bom champô faz toda a diferença. E que os seus cabelos também precisam de ser mimados com uma boa máscara nutritiva ou com um protetor se apostar num dia de sol.

1 – Frescura de cores

Para o cabeleireiro bracarense Nuno Pereira, as cores pink, peach, vermelho, louro areia e acobreado estão a fazer furor neste verão. Além de provocarem uma sensação de frescura, prometem prolongar-se por muito, muito, tempo.

2 – Ondas em cascata

Visuais como este ficam sempre bem. Em qualquer altura, com qualquer roupa e com qualquer estilo, refere Nuno Pereira. É o penteado ideal para sair à noite, para um jantar romântico, ou para estar com os amigos. As ondas em cascata, com comprimentos em caudas elegantes, com corpo e textura, dão-lhe um ar confiante e reafirmam a sua personalidade, seja qual for o momento.

3 – “Blunt Cut”

Segundo o cabeleireiro portuense Joaquim Guerra, o “Blunt Cut” é uma das principais tendências deste verão. Une o corte em comprimento, estilo Chanel, ao acabamento das pontas retas, o que proporciona um look minimalista. É uma tendência jovial, que pode ser adaptada aos cabelos curtos e aos mais compridos. “Dessa forma, é mais fácil encontrar o corte que mais a favorece.”

4 – Pontas repicadas

Os cachos estão cada vez mais na moda. E, para manter a beleza dos cabelos, é importante ter o corte ideal. Joaquim Guerra lembra que “o cabelo comprido nunca sai de moda”. Por isso, neste verão, os longos com as pontas repicadas estão a fazer furor. O loiro marca presença, principalmente em tons mais naturais.

5 – Luminosidade

Apostar em luminosidades claras, com a raiz disfarçada ou mais natural, é uma boa opção para quem não se quer preocupar com o crescimento da raiz e o retoque das madeixas. O cabeleireiro portuense assegura que será uma tendência que se manterá no próximo ano. Mas aconselha paciência. E explica: “Existem vários tons de loiro que devem ser ajustados a cada perfil, principalmente se houver necessidade de recorrer a produtos químicos.”