Menino de 12 anos entra na Universidade

Facebook UNAM

Texto de Ana Sofia Reis

Carlos Santamaría, com apenas 12 anos, começou nesta semana a frequentar as aulas do curso de Física Biomédica da Universidade Nacional Autónoma do México, tornando-se o mais jovem estudante do ensino superior daquela que é a mais importante universidade do país.

Até agora, Carlos sempre saiu da escola com um sentimento de frustração, uma vez que a matéria lecionada sabia sempre a pouco. Por isso, com oito anos, começou a assistir a aulas universitárias, mas sem estar matriculado.

Apesar de a UNAM já ter contado com estudantes mais novos do que o habitual, nunca tinha recebido um aluno tão jovem, definindo o ingresso de Carlos Santamaría como “histórico”.

“A maior dificuldade para entrar na Universidade residiu no facto de os meus pais terem tido necessidade de convencer os responsáveis a deixarem-me fazer as provas de ingresso porque, provavelmente, eles achavam que era um absurdo”, contou.

No exame da UNAM, o jovem prodígio acertou em 105 das 120 questões. A nota de entrada era de 103 e Carlos viu, dessa forma, confirmada a matrícula.

Antes de ingressar na faculdade, o agora novo caloiro já tinha recebido um certificado em Química, distinção que lhe valeu uma visita à Câmara dos Deputados mexicana. Lá, perante uma plateia de notáveis, não tremeu quando lhe perguntaram se, em adulto, queria ser político: “Não, não quero ser como vocês, eu quero ser cientista”, conta o jornal “La Jornada”.

“Eu só quero estudar. Se as portas se fecharem, vou passar pelas janelas”, afirmou, determinado.