Imagine um quadro reproduzido ao longo de metros e metros da fachada de uma vivenda de grandes dimensões. Agora pense que o quadro de que falamos é “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Van Gogh. E saiba que, nos Estados Unidos, houve um casal que o replicou, em nome do amor paternal.
Tudo porque o filho de Nancy Nembhauser e Lubomir Jastrzebski tem autismo. Por isso, os pais fizeram questão de arranjar forma de garantir que o jovem de 25 anos consiga sempre encontrar o lar.
E puseram mãos à obra: inspiraram-se num dos mais famosos quadros do pintor holandês, um dos preferidos do filho, e transformaram a casa que têm na cidade de Mount Dora, na Flórida, numa enorme tela de “A Noite Estrelada”.
Mas até um gesto altruísta destes pode ter que se lhe diga. No caso, Nancy e o marido depararam-se com umas quantas dificuldades impostas pelo governo local.
A Câmara de Mount Dora não só exigiu que a pintura fosse apagada como reclamou uma indemnização de dez mil dólares (equivalente a 8 500 euros). Argumento: a pintura da casa violava o código de sinalização da cidade, podendo assim distrair os motoristas.
Nancy não se ficou. Recorreu, alegando que a autarquia estava a violar o direito familiar e a liberdade de expressão, e o Conselho Municipal de Mount Dora recuou em toda a linha. Não só permitiu à família manter a pintura como anulou a multa e ainda decidiu pagar uma indemnização no valor de 15 mil dólares (mais de 13 mil euros).
Mais: o “mayor” da cidade até fez um pedido de desculpas público ao casal. Nada como um final feliz.