Tem ataques de pânico? Saiba como controlar

(Fotos: Shutterstock)

RECONHECER QUE É UM ATAQUE DE PÂNICO


Ainda que seja complicado no momento, tente perceber objetivamente o que lhe está a acontecer e reconhecer que embora pareça que está a ter um ataque cardíaco ou com a sensação de que vai morrer, isso é apenas um reflexo do pânico. A adrenalina do seu corpo pode realmente causar uma reação física mas não está em perigo ainda que possa parecer. Tente lembrar-se disso, repetindo várias vezes na sua cabeça que é um ataque e que vai passar.

RESPIRAR FUNDO

Uma das primeiras sensações num ataque é que lhe falta o ar. Concentre-se na respiração e inspire e expire profundamente. Pode ajudar ter alguém ao pé de si a ajudá-lo a respirar com calma. Não pare, continue a respirar profundamente até conseguir acalmar-se. A respiração é uma das formas mais eficazes de controlar um ataque de pânico.

PROCURAR UMA DISTRAÇÃO

Durante um ataque de pânico o mais normal é que esteja focado no quanto está a sentir-se mal. Ajuda ter uma distração que o desvie desses pensamentos. Veja um episódio da sua série preferida, peça a um amigo que fale consigo sobre algum assunto trivial. Foque-se nele e em como está bem. Vai ajudá-lo a normalizar também.

CONTAR A ALGUÉM O QUE SE PASSA

Uma das reações mais comuns a um ataque é querer isolar-se ou fugir. O problema é que isso pode significar que não tem ninguém que o ajude a ultrapassar mais depressa o momento. Fale com alguém de confiança e diga-lhe que está a ter um ataque de pânico. Dizer em voz alta pode ajudar a que perceba que é só um momento passageiro.

FOCAR-SE NOS SENTIDOS

Focar-se nos sentidos ajuda bastante a ultrapassar um ataque de pânico. Belisque-se, vá apanhar um pouco de ar fresco. Concentre-se na brisa na sua cara, no frio que possa sentir. Estas sensações físicas vão ajudá-lo a redirecionar o pensamento para algo positivo.