Profissão: Produtor de Moda

Notícias Magazine

Texto de Catarina Vasques Rito
Fotografia de Gerardo Santos/Global Imagens

Gabriela Pinheiro

Pedro Crispim

Paulo Gomes

Joyce Doret

Tem 13 anos de profissão e é considerada um dos mais importantes talentos da produção de moda nacional. Formada em Design Gráfico, iniciou o percurso profissional com a mãe, Simone Doret, também produtora de moda, «para ganhar algum dinheiro». Percebeu que era o que queria fazer como carreira e estagiou na edição portuguesa da revista Vogue, acabando por ser convidada para trabalhar como coordenadora de Fotografia.

«Foi muito importante. Tenho perfeita consciência do que quero em cada trabalho que produzo. Idealizo o tema, faço o storyboard, escolho a roupa, faço o styling, contacto os modelos, procuro os cenários, informo a equipa (fotografia, maquilhagem, cabelos) e acerto as datas. Ser freelancer neste país significa trabalhar muito, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa», diz Joyce Doret, 32 anos, que colabora regularmente com as revistas Men’s Health e Cristina, tendo realizado trabalho para publicações internacionais como a August Man ou a edição do Cazaquistão da revista Elle.

«SER FREELANCER NESTE PAÍS SIGNIFICA TRABALHAR MUITO»

Reconhece que existe pouco conhecimento sobre o que é um produtor de moda, «somos muitas vezes fazedores de várias coisas dentro de uma denominação. Ou seja, o produtor na verdade é alguém que faz acontecer, que concretiza e que reúne as componentes necessárias para dar corpo a um objetivo, seja ele um editorial de moda, uma campanha publicitária, um catálogo comercial ou um evento. A verdade é que somos one woman or man show, porque ninguém quer gastar muito dinheiro em contratar as equipas adequadas a este tipo de trabalho. Somos polivalentes!»

Joyce Doret não pensa em fazer carreira fora de Portugal, pelo «menos para já», deseja que os novos profissionais percebam que esta é uma profissão de empenho e dedicação e de constante «aprendizagem» quer com o contacto com os que já estão no setor quer através do estudo e da observação, de «tudo o que acontece dentro e fora de Portugal».

Manuela Costa

Paulo Macedo