
Quem não gostar de batatas fritas, estaladiças e irresistíveis como só elas, que atire a primeira pedra aos comuns mortais que só não as comem todos os dias porque não podem.
É um facto: têm o senão de serem verdadeiras bombas calóricas, a evitar por quem está de dieta ou quer manter a linha. Já para não falar na fritura, que como se sabe remete para obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares e um sem-fim de horrores.
Mas não estas nossas batatinhas «fritas» no micro-ondas, que de fritas só têm o nome porque nem sequer óleo levam. Ora aponte lá a receita no seu caderninho de coisas a fazer com as crianças e em momentos de gulodice.
INGREDIENTES
Batatas novas
Sal q.b.
Pimenta, óregãos e outros temperos a gosto
FAÇA ASSIM
- Lave bem as batatas, descasque-as e corte-as em rodelas muito finas com um cortador de legumes próprio para o efeito (também pode usar a faca, embora seja mais difícil de conseguir rodelas igualmente finas).
- Lave novamente até a água sair transparente e mantenha as rodelas de molho numa tigela com água até ao momento de cozinhá-las.
- Forre o prato do micro-ondas com uma folha de papel próprio para forno, resistente a altas temperaturas e que permite não ter de untá-lo com óleo.
- Seque muito bem as rodelas com rolo de cozinha (essencial para que as batatas não fiquem moles) e disponha-as no prato do micro-ondas formando uma única camada, sem sobreposições.
- «Frite» na potência máxima por 3 minutos. Após esse tempo, vire-as e deixe mais 1 minuto, confirmando se as rodelas não estão a queimar.
- Repita a verificação e a fritura minuto a minuto até estarem no ponto. Se algumas batatas ficarem prontas entretanto, retire-as logo para um prato.
- Caso tenham sobrado rodelas, recomece o processo do início, de novo sem sobrepô-las para uma «fritura» uniforme.
- Tempere a gosto com ervas e especiarias, sem abusar do sal, e delicie-se.