Numa edição de moda, toda glamour, brilhos e elegância, fica mal falar do mau odor dos pés e dos sapatos? É capaz. Mas a Notícias Magazine não é – nem nunca foi – uma revista de moda e coisas fúteis. É porque acompanhamos os interesses dos nossos leitores que fazemos uma revista dedicada à moda, por esta altura, quando chega a estação do calor, e mais tarde no ano, quando o frio voltar. Porque os armários estão bafientos e todos nós com vontade de lhes dar uma volta. Porque trocar um casacão cinzento por uma blusinha de alças, às flores, pode fazer tanto por nós como uma caixa de Prozac. Porque a moda faz-nos à alma aquilo que a primavera opera na natureza: fá-la florescer.
Em Portugal, a moda é ainda um pouco mais do que isso. É economia. Claro que nós não lhe chamamos moda, até porque estamos quase sempre antes dos desfiles, das passerelles e das marcas que garantem esse epíteto às roupas que fazemos por cá. Estamos no tecer e no cortar e no coser. Estamos no tecido e na sola do sapato. Estamos no próprio sapato.
E é nos lugares mais íntimos de um sapato que está o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. E aqui regresso à questão do mau odor, que também tem essa designação em que o leitor está a pensar mas que – essa sim – me recuso a escrever numa edição de moda. Este importante laboratório foi criado, não por decreto, como costuma acontecer, mas pela vontade de uma indústria inteira – a do calçado, através da APICAPS – que dele sentiu necessidade.
Quem fabricava sapatos em Portugal começou, há quase três décadas, nos anos 1980, a sentir que precisava de evoluir de forma consistente, isto se queria enfrentar um dos mercados mais competitivos no mundo da moda. No mercado mundial do calçado não interessa apenas o estilo e a assinatura – ou, por vezes, a grande falta de estilo que se transforma em estilo apenas porque leva uma assinatura – mas a qualidade intrínseca dos produtos que se vende. Ou seja, não interessa apenas se um sapato é bonito. Um sapato vende-se sobretudo se tem qualidade e é confortável, e ambas as caraterísticas são verificáveis… no pé.
É por isso que o mau odor dos sapatos é um assunto tão importante – para esta revista e para a nossa economia. Porque, apesar de ser uma questão pouco glamorosa, ela pode determinar se um sapato português tem ou não sucesso. Pode dizer-se que o mau odor – ou como livrar-se dele – é o santo graal para os investigadores do laboratório de investigação em calçado. O que eles procuram é fazer o sapato perfeito, que não cheire mal. Estudam tecidos e peles, as reações do pé, as micropartículas e as bactérias. «Há mais de dez anos que estamos a estudar soluções e a verdade é que conseguimos introduzir melhorias», diz uma das investigadoras, na nossa reportagem. Mas os industriais e os consumidores não estão completamente satisfeitos? «Pois não, e com razão. Por isso, continuamos empenhados em resolver esse problema.» É assim, desta vontade focada e das suas aplicações práticas, que se faz o maior caso de sucesso da indústria produtiva e – oh, panaceia para todos os nossos males – exportadora.
Esta edição da Notícias Magazine dedicada à moda tem também, como sempre, as histórias que temos a certeza de que vão interessar os leitores, muito para além das belas e curiosas fotos que costumam enxamear as edições de moda. E que não se ficam por elas próprias, mas são inspiradoras. Entram nesta categoria as histórias de duplas que têm construído o seu sucesso em parceria. Funcionam como boas metáforas para explicar como um bom resultado raramente é fruto de vontades – ou voluntarismos – singulares, mas antes obra de equipas. Por muito que o mundo da moda seja assente em assinaturas, estrelato e famas individuais.
[Publicado originalmente na edição de 13 de Abril de 2014]