Cometa do Diabo está a aproximar-se do planeta Terra

Sem riscos para o Planeta, o cometa 12P/Pons-Brooks segue a sua trajetória em direção ao Sol com explosões que lembram chifres, e vai ser visível da Terra. Um fenómeno que só se deverá repetir em 2095.

O calendário astronómico de 2024 está recheado de eventos importantes para os que gostam de fenómenos dessa área. Esperam-se eclipses, superluas e meteoros. Mas um acontecimento em especial vai dominar as atenções logo no primeiro semestre: a passagem do “cometa do Diabo”.

Cientificamente conhecido como 12P/Pons-Brooks, o astro tem cerca de 29 quilómetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Evereste) e deverá estar visível no dia 21 de abril. Algumas semanas depois, no início de junho, a rocha espacial ficará mais próxima da Terra, a cerca de 232 milhões de quilómetros.

Porém, nada tema. A distância será longe o suficiente para não representar risco para os humanos. O 12P/Pons-Brooks desloca-se, atualmente, em direção ao Sol a cerca de 20 quilómetros por segundo, atraído pela força gravitacional do astro-rei. À medida que se aproxima, a rocha pode chegar a 160 mil quilómetros por hora.

O próximo “encontro” só deverá acontecer em 2095. O astro é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás – que formam uma cauda em formato de chifres, daí o apelido.