Uma sobremesa que refresca e hidrata, tão interessante para os dias mais quentes. Esta receita tem mais passos, é ideal para quem gosta da terapia da cozinha.
Dicas práticas
Ao escolher, deve preferir frutos que apresentem a casca bem firme, cor forte e não apresentem rachas ou partes moles. O seu aroma deve ser suave e agradável e devem ser relativamente pesadas (olhando ao seu tamanho). A meloa só deve ser guardada no frigorífico se estiver bem madura (onde se mantém até três dias). Geralmente é consumida simples, como sobremesa ou como entrada.
Semifrio de meloa
Ingredientes
- 350g meloa em pedaços
- 250ml leite (ou bebida vegetal)
- q.b. stevia
- 1 folha gelatina incolor
- 2 ovos
- 100ml iogurte grego natural
- 1 colher de sopa de amido de milho
- q.b. amêndoas e nibs de cacau para decorar (opcional)
- Levei ao lume metade do leite, num tacho. Entretanto, misturei a outra metade de leite com os ovos e o amido de milho.
- Envolvi este preparado no leite quente e mexi até ferver.
- Num outro tacho levei ao lume a meloa em pedaços. Deixei cozinhar cerca de 5 minutos, após ferver.
- Entretanto, demolhei a folha de gelatina, que deixei escorrer e misturei com a meloa. Transformei a mistura em puré, com uma varinha mágica. Assim que arrefeceu ligeiramente, envolvi o iogurte, adocei a gosto com stevia e misturei o creme de ovos
- Transferi o preparado para uma forma forrada com película transparente e, depois de frio, levei ao congelador até solidificar.