A rotina antes de deitar é crucial para um bom sono. Com um banho, seguido de cremes para relaxar, o descanso é mais satisfatório. Mas já se perguntou sobre a qualidade do seu pijama?
Depois de um dia longo, já só pensa no conforto da sua cama. Vai completando a sua rotina, talvez beba um chá ou leia um livro. Veste o seu pijama favorito, seja um conjunto largo ou uma camisa de noite com corte justo. E, ainda assim, tem dificuldade em adormecer. O problema pode ser a qualidade do tecido que escolhe. No sleepwear, “sentir-se bem é tão ou mais importante do que parecer bem”, é o que diz Claudia Roos, a head of creative design Europe da Triumph. Nada de errado em usar pijamas bonitos, mas “tecidos ásperos e roupa apertada causam desconforto no nosso descanso”. Por outro lado, se procurar “tecidos suaves e soltos”, vai sentir-se “mais relaxada e confortável”. O ideal é encontrar um equilíbrio.
Para isso, existe a seda que é “um tecido de luxo muito apreciado”. No entanto, tem “um grande impacto social, ecológico e ético”. A mão humana criou, então, outras opções como a “lenzing tencel, popularmente chamada de seda vegan”. Lenzing é uma marca da Áustria e Tencel a sua gama de têxteis, daí o nome. E que tecido alternativo é esse? Claudia Roos explica que “continua a ter acabamento sedoso, brilho suave e sensação agradável na pele da seda”, mas “é extraído de madeira cultivada de forma sustentável”. Dessa maneira, os bichos da seda não são envolvidos na produção.
Assim, é fácil investir num pijama bonito, bom para a pele e confortável para que durma melhor. Além do bem-estar e do cuidado com o meio ambiente, a seda vegan também é durável. “Não exige cuidados extra na lavagem.” O tecido está muito presente no mercado dos pijamas, pelo que será fácil e encontrar. E dura muitas noites, sem muitos cuidados.