Susana Romana

O caso Altice, os exames do Secundário e o kit para a JMJ

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Explodiu a chamada Operação Picoas, com suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação na Altice. Pública ou privada, parece que aquela empresa tem um contrato de fidelização com a PJ, da qual não se consegue livrar.

2

Expirou o acordo tripartido entre Ucrânia, Rússia e ONU para manter aberta a rota dos cereais ucranianos. Regressa assim a incerteza sobre o futuro desta via de abastecimento alimentar de grande importância internacional. Esqueçam a criptomoeda, o que está a dar é investir em Chocapic.

3

O presidente promulgou a contragosto as alterações do Governo para a conclusão do Secundário, que reduzem o número de exames nacionais obrigatórios, deixando o exame de Matemática de ser forçoso. Deve ser a sua veia de professor a falar mais alto – e o facto de olhar para a cara de Galamba e achar que ele não teria positiva nem a Métodos Quantitativos feitos com legos.

4

Marcelo queixou-se de que esta alteração aos exames “não decorre da realização de estudo independente conhecido, nem da mais aprofundada discussão pública”. Se calhar é porque as aprofundadas discussões públicas têm tendência para se arrastar. Iam acabar a discutir se os alunos deviam fazer os exames em Alcochete, na Ota ou em Alverca.

5

Uma deputada municipal do Livre alertou para a falta de sombras e aspersores nos recintos da Jornada Mundial da Juventude. Eu acho que é uma bela oportunidade dos jovens crentes fazerem um estágio no inferno e perceberem que de facto não lhes agrada.

6

Em relação a isto, a Câmara de Lisboa descansou-nos a todos garantindo que vai dar um kit com um chapéu e garrafas de água. Era a prova que faltava de que Moedas já está em campanha eleitoral, fazendo esse clássico que é distribuir bonés ao povo.

7

O Ministério Público abriu um inquérito à ‘influencer’ Joana Mascarenhas, que disse que metia a filha de três anos na água gelada cada vez que fazia uma birra. Esta mãe devia, no mínimo, ser condenada a só poder fazer férias nas praias de Moledo do Minho, para ver o que é água gelada.

8

Cristiano Ronaldo disse que o regresso ao futebol europeu é uma “porta completamente fechada” porque “a Europa perdeu muita qualidade”. Também quero declarar que eu namorar com o Brad Pitt é uma porta completamente fechada, porque ele perdeu muita qualidade.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 23 de julho – número 1626 – da “Notícias Magazine”]