Cinco vinhos do Porto para o Natal

Três Vintages e ainda um 50 Anos e um Very Very Old, as duas categorias recentemente criadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Seja na antecâmara da ceia, a acompanhar as mil e uma sobremesas ou pela noite fora, entre a abertura das prendas e as intermináveis conversas que, muitas vezes, só acabam depois de amanhecer. Ou, claro, ao longo do dia de Natal. Este bloco é inteiramente dedicado ao vinho do Porto. Boas provas.


Quinta do Vale Meão Porto Vintage 2001

Douro
F. Olazabal & Filhos
Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Sousão
80 euros

Todos os vinhos produzidos na histórica quinta de Vila Nova de Foz Côa têm selo de qualidade. E este Vintage 2001 é a prova inequívoca desse ADN de D. Antónia Adelaide Ferreira. Francisco Olazabal apresenta-nos um Porto poderoso e extremamente saboroso. Anuncia nobre envelhecimento. Magnífico.


Vallado Porto Vintage 2020

Douro
Quinta do Vallado
Vinhas velhas com mistura de várias castas
46,70 euros

Na peugada dos anteriores premiados Vallado Porto Vintage, esta edição de 2020 possui um nariz profundo, pleno de fruta preta, e uma explosão de sabores, em que se destacam sedutores apontamentos de especiarias. Excelente estrutura e final longo. Sábia enologia de Francisco Olazabal e Francisco Ferreira.


Porto Dalva Tawny 50 Anos

Douro
Granvinhos
Castas tradicionais do Douro
240 euros

Acabado de ser lançado no mercado, assume-se com toda a naturalidade fiel herdeiro da histórica casa C. da Silva. O superior trabalho enológico de José Manuel Sousa Soares apresenta-nos um vinho único, em que se destacam os apontamentos a especiarias doces e uma intrigante acidez cítrica. Excelente.


Quinta da Côrte Vintage 2020

Douro
Quinta da Côrte
Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Tinta Cão, Tinta Roriz, Tinta Barroca, entre outras
95 euros

Marta Casanova só pode estar feliz. Este Quinta da Côrte Vintage 2020 confirma o bom resultado evidenciado nas duas primeiras edições e consolida a presença do produtor de Valença do Douro na “Champions” dessa exigente tipologia. Musculado, saboroso, equilibrado e elegante. A caminho da excelência.


Quinta do Estanho Very Very Old Port

Douro
Quinta do Estanho
Castas tradicionais do Douro
Desde 5500 euros

Quando o produtor de Alijó parecia já ter atingido o topo do topo no que aos vinhos do Porto diz respeito, eis que surge no mercado com um novo tesouro. Um vinho cuja base é de 1867, feita pelo bisavô da atual geração, e que o enólogo Luís Leocádio trabalhou com o virtuosismo que o caracteriza. Inesquecível.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto