Blazer, a peça da estação

Zara | 49,95 euros (lima) e 59,95 euros (rosa-flúor)

Largos e inspirados no guarda-roupa masculino, os blazers marcam os visuais das mulheres nesta primavera. Versáteis, emprestam atitude a quem os veste de modo formal ou com ousadia.

As semanas de moda já o tinham antecipado e agora é nas lojas e nas ruas que os blazers descrevem os visuais femininos. Usam-se “bastante largos e à imagem dos masculinos”, confirma o designer de moda Miguel Vieira que, no Portugal Fashion (PF), vestiu mulheres com os fatos convencionados para o sexo oposto mas, na prática, sem distinção de género. Essa é, aliás, “a tendência internacional” e, por isso, promete surpresas no desfile da próxima semana em mais uma edição do PF, no Porto.

As propostas oversized traduzem atitude sem perda de elegância. “A mulher pode usar o blazer do marido ou do namorado e não precisa de fazer ajustes para estar bem”, garante Miguel, notando que “não vai ficar com ar masculino, mas sim com muita classe”.

As cores em voga são as que pintam o restante vestuário. São vibrantes e alegres, dos ácidos aos pastel, sem subestimar os tons neutros e que combinam com tudo. A escolha final depende do gosto pessoal, numa época em que a moda dá espaço aos mais variados traços de personalidade.

A atitude impera e o blazer joga com calças de ganga, saias curtas, calções, vestidos ou calças para compor fatos completos. “Tudo depende da ocasião ou do que se deseja transmitir através do visual, pois é uma peça muito versátil”, conclui Miguel Vieira.

Pinko | 309 euros
Stradivarius | 35,99 euros
Zara | 49,95 euros
Bershka | 35,99 euros
Miguel Vieira | 600 euros