It’s Okay é uma marca de roupa que nasce a pensar no amor próprio e num Mundo mais tolerante e inclusivo. Vestuário que celebra a diversidade e a individualidade com mensagens sobre a vida e a sociedade.
A ideia marinou no pensamento durante alguns meses, a expressão “está tudo bem e siga em frente” sempre fez parte das conversas entre amigas, e depois de momentos de reflexão, a It’s Okay surgiu com um site, venda online, presença nas redes sociais, em maio deste ano, em Lisboa. Uma marca de roupa 100% nacional com t-shirts em algodão orgânico e bonés de ganga lavada e bombazina bordados também a algodão, feitos à medida, fabricados com molde próprio. Em breve, gorros de várias cores juntam-se à coleção. Nos planos, estão camisolas de todos os tamanhos até ao 3XL.
A It’s Okay não é apenas uma marca que vende t-shirts brancas e pretas, do XS ao 2XL, e bonés de pala. É mais do que isso. Sofia Vargas, 30 anos, uma das fundadoras da marca, licenciada em Psicologia, pós-graduada em Gestão Empresarial, fala do conceito por detrás da roupa e do poder das mensagens. “Tentamos ajudar a tornar o Mundo um bocadinho mais tolerante e inclusivo. Nós, como um todo, defendemos que está tudo bem em sermos quem somos”, afirma. “Sentimos que a sociedade nos obriga a encaixar em determinados moldes e em caixinhas que não fazem sentido, uma sociedade que exige que tenhamos um determinado tempo. Mas se não temos os mesmos objetivos, como os caminhos vão ser os mesmos?”, questiona.
O respeito pela diversidade e pela individualidade, seja nas escolhas de vida, na apresentação física, no que for, bem como a autoestima e o amor-próprio, são alicerces da marca que investe nos conteúdos, no que quer transmitir. “Uma pequena palavra pode levar a grandes mudanças”, sublinha Sofia Vargas. No site, há imagens das t-shirts e dos bonés com It´’s Okay bordado e pequenos textos que lembram o que há dentro de cada um. Escreve-se sobre quebrar barreiras, aprender através da bondade, espalhar mensagens de amor e aceitação, construir uma comunidade mais gentil e inclusiva.
A comunicação é feita em inglês e em português para chegar o mais longe possível. Não há loja física, há contactos para colocar as peças numa loja em Cascais. Sofia Vargas e Mariana Alvarez Margarido, 27 anos, enfermeira no Serviço Nacional de Saúde, criaram a marca e tratam de tudo, desde fotografar as peças, tratar das redes sociais, enviar os produtos.
Com meio ano de vida, o negócio está a correr bem, começou pelos amigos, o espalha palavra funcionou, e o estilo minimalista tem captado atenções. “A aceitação está a ser muito boa”, revela Sofia Vargas, que acredita que a roupa fala e comunica. “Há sempre uma mensagem associada a aspetos da vida e da sociedade que achamos importante.” A igualdade social, a igualdade de género, ser diferente e ser especial. É roupa para usar com orgulho e palavras que fazem pensar. “Está tudo bem em experimentar coisas diferentes, está tudo bem em mudar, está tudo bem pisar caminhos e ver onde se é feliz”, realça Sofia Vargas. “Porque, no final, sermos todos diferentes é o que faz de nós tão especiais.” E está tudo bem.