Susana Romana

Eduardo Cabrita, CR7, os ingleses e as máscaras na praia

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Hello, ladies and gentleman. Coffee, tea, orange juice? Esta semana marcou a invasão britânica ao reino do Sul e dos Algarves. Portugal entrou na lista verde do Reino Unido e quase automaticamente os voos e hotéis começaram a ficar cheios. Finalmente, a retoma económica para bares de karaoke e dos lugares em Quarteira que disfarçam delícias do mar de marisco.

2

Portugal é um dos poucos destinos de praia na tal lista verde, a qual deixou de fora países populares como Espanha, Grécia e Turquia, o que levou a um número elevado de procura e reservas no nosso país. Ou seja, fomos escolhidos porque fizemos match no Tinder turístico, apesar de não sermos a primeira escolha. Por isso, se um inglês lhe disser “gracias”, saiba que é só um coração partido que preferia estar embrulhado com Ibiza.

3

No próximo sábado, dia 29, será o Porto a receber britânicos em barda. A final da Liga dos Campeões, um City vs. Chelsea, fez aumentar a taxa de ocupação em vários hotéis da cidade, existindo unidades com lotação esgotada. E sim, eles podem ir ao estádio, porque têm uma taxa de vacinados muito maior do que a nossa. Acho que a malta das roulottes à porta de recintos desportivos devia apostar menos em bifanas e mais numa Pfizer bem passada. Mostarda facultativa.

4

Depois de ter sido alvo de muita especulação o facto de Cristiano Ronaldo ter começado a retirar a sua coleção de carros de luxo de Turim, foi avançado que o destino dos bólides era Espanha. Muita gente sonhava que os carros estivessem a caminho de Lisboa – e Cristiano rumo a Alvalade. Não foi desta, mas reza a lenda que de facto falta pouco para a Juventus o mandar de carrinho. Só um, não são precisos 22.

5

Como os portugueses não vão a museus, o Ministério da Cultura arranjou outro modo de os meter a contribuir: lançou as Raspadinhas do Património, uma lotaria instantânea com o objetivo de angariar verbas para o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural. Por isso, quando vir a Dona Albertina a estourar a reforma toda na tabacaria da esquina, deixe-a estar: está só a tentar construir mais uma ala nos Jerónimos.

6

Uma sondagem divulgada na semana passada revelou que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, é considerado por 27% dos inquiridos como o pior ministro do Governo. Acho mal. Numa altura em que se fala tanto de resiliência, quem mais simboliza alguém que aguenta todas as broncas sem se deixar perturbar?

7

Com isto, aumenta a especulação sobre se Cabrita sairá numa remodelação governamental pós-autárquicas. Coitado, deem-lhe tempo. Só depois de a TAP estar reorganizada é que se sabe se há lá um tacho para ele.

8

Começou a época balnear e a falta máscara no acesso às praias, o desrespeito das normas de distanciamento entre toalhas ou a prática de atividades desportivas no areal quando a praia estiver cheia estão sujeitos a uma multa de 50 a cem euros. Tirando a parte das máscaras, será que podemos manter isto sempre? Adorava que as pessoas que metem toalha ao pé de mim quando há mais espaço fossem multadas. E, se trouxerem colunas com música, até podem ser detidas pela polícia de choque.