Calçado personalizado: o sapato como uma joia

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

Acquarell Shoes é uma marca feminina que não impõe limites à criatividade. Uma mulher pode criar o seu par perfeito. Uma base, todas as combinações possíveis.

A necessidade e a vontade aguçam o engenho. Foi o que aconteceu. Ana Grade, designer, assume a paixão por sapatos e admite que é um bocado esquisita neste campo. Ora gostava da pele e não apreciava a cor. Ora adorava o sapato e detestava o salto. E questionou-se: “Porque é que não havia uma marca em que se podia trocar tudo e configurar um sapato?” Pesquisou e confirmou que, de facto, não havia muita gente a oferecer esse serviço. “Começou aí o processo de desenvolvimento do negócio e da marca”, recorda. Na procura pelo sapato perfeito, a designer criou a Acquarell Shoes depois de um processo de maturação e investimento em tecnologia avançada.

A Acquarell, há dois meses no mercado, sem montra física, exclusivamente online, é como uma tela em branco que permite a personalização de cada sapato, tornando-o único e exclusivo. Nenhum par é igual ao outro e todos são feitos à mão. Qualquer mulher pode ser designer do seu próprio calçado em qualquer lugar, a qualquer momento, com os detalhes que quiser. Não há restrições à criatividade.

Há bases clássicas e intemporais disponíveis para a personalização dos materiais, da cor ao salto e aos acessórios. A palmilha pode ser costumizada e é possível fazer uma gravação na sola. “Todos os modelos que estão no site são personalizáveis, há milhões de combinações e estão sempre a entrar possibilidades”, garante. “Os sapatos são feitos como uma joia, um a um, pelos melhores artesãos de São João da Madeira.”

Os primeiros dez modelos têm nomes de mulheres e são inspirados em personagens literárias que marcam gerações, como o modelo Anna inspirado em Anna Karenina de Tolstoi, e Elizabeth inspirado em Elizabeth Bennet de Jane Austen. O primeiro passo é escolher o modelo base preferido para moldar o sapato a gosto. Sem interferências. Depois, o sapato é feito à mão em São João da Madeira. Produção concluída, a encomenda chega a casa, em qualquer parte do país e do Mundo. Este processo demora, em média, um mês. Os preços andam entre os 110 e os 325 euros.

Ana Grade quer que seja uma experiência, desde a configuração à encomenda e à abertura da caixa. “Não somos mais uma marca, queremos ter algum significado no que fazemos. Não somos uma marca de coleções ou tendências, queremos que a Acquarell possa representar a personalidade de cada mulher.”

Até a embalagem dos sapatos não é uma caixa normal: tem um laço, foi desenhada como uma caixinha de joias. “É uma caixa para guardar, é quase como um presente que cada mulher dá a si.” A próxima ideia já se perfila no horizonte. Em breve, serão lançadas botas rasas e confortáveis para personalização.

Ana Grade, designer que criou a Acquarell Shoes
(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)