A verdade está no peixe

Por Ana Bravo
Nutricionista

Medalhões de pescada e esmagada de batata e cenoura
(2 porções)

1. Lavei muito bem todos os legumes.
2. Descasquei a cenoura e as batatas, cortei-as em pedaços pequenos de tamanho semelhante, cozi-as, escorri-as bem e esmaguei-as. Dividi em duas partes iguais.
3. Programei o forno a 180 graus. Temperei os medalhões de pescada com sumo de limão.
4. Num recipiente de ir ao forno dispus a cebola e o tomate em rodelas, o alho laminado e o pimento em tiras finas. Coloquei os medalhões sobre o preparado anterior e levei ao forno até estarem cozinhados (cerca de 35 minutos).

Ingredientes:
2 batatas (do tamanho de um ovo)
1/2 cenoura
2 medalhões de pescada
1 dente de alho
1/2 cebola
1/2 tomate
2 colheres de sopa de pimento verde
q.b. sumo de limão
q.b. salsa picada

Pescada no forno com esmagada de batata e cenoura

Ingredientes: 1 medalhão; 1/2 esmagada; q.b. salsa (uma pessoa)

Preparação: Servi metade da esmagada de batata e cenoura com um dos medalhões, aproveitando os legumes. Polvilhei com salsa.

Bolinhos de pescada

Ingredientes: 1/2 tomate; 3 fatias de pepino; 1/2 esmagada; 1 medalhão; q.b. salsa; q.b. sementes de abóbora (opcional); 1 colher de chá de azeite em cru (opcional) – (uma pessoa)

Preparação: Numa taça misturei a esmagada de batata e cenoura com um medalhão de pescada, desfazendo-o muito bem. Envolvi salsa picada a gosto e formei três barritas, que levei ao forno, a 200 graus, num tabuleiro forrado com papel vegetal, até ficarem douradas (cerca de 15 minutos). Servi quente, com uma salada de tomate e pepino (que pode temperar com sumo de limão e azeite).