Golo de Cristiano Ronaldo corre o mundo. Esta é a origem do pontapé de bicicleta

Texto Alexandra Silva | Fotografia Shutterstock

Cristiano Ronaldo encantou esta terça-feira no jogo da Liga dos Campeões, frente à Juventus, depois de ter bisado no encontro com um pontapé de bicicleta. O internacional português elevou a 1,48 metros de altura e atingiu a bola (essa já a 2,38 metros) que seguiu para o fundo da baliza de Gianluigi Buffon.

Antes do grande momento da noite – que mereceu até aplausos dos adeptos da equipa adversária – o número sete do Real Madrid já tinha feito o primeiro golo da noite (‘3) e o seu colega Marcelo, lateral brasileiro, fechou o resultado aos 72 minutos.

O gesto técnico do avançado português foi comentado nas redes sociais, fez capa de vários jornais desportivos por todo o mundo e mereceu comentários de várias personalidades do mundo do futebol, nomeadamente do treinador da «velha senhora».

«Eu não sei se o golo de Cristiano é o melhor da história do futebol, mas é certamente um golo extraordinário», afirmou Massimiliano Allegri. Zinédine Zidane gostou, mas considera que o seu, em Glasgow, foi mais bonito: «Temos de lhe tirar o chapéu pelo golo que conseguiu e por todas as coisas que faz. O meu golo na final de Glasgow? Foi mais bonito, claro, mas este foi o último…».

No entanto, esta não é a primeira vez (nem será a última, certamente) que um jogador aplica a bicicleta como forma de remate. De acordo com o jornalista argentino Jorge Barraza, o primeiro movimento deste tipo foi feito num jogo de futebol por Ramón Unzaga, em 1914, que na altura atuava pela seleção do Chile. O jogador repetiu o gesto técnico nas edições de 1916 e 1920 da Copa América – competição de futebol entre seleções das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Devido ao seu país de origem, é conhecida nos países de língua castelhana como «chilena» ou «chalaca». Este último propagou-se porque, segundo o historiador peruano Jorge Basadre, no início do século XIX esta técnica já era utilizada por jovens peruanos no jogos disputados no portos daquele país frente aos emigrantes britânicos.

A FIFA aceita as duas definições, sabendo que há apenas uma confirmação: «seja do Brasil, Chile ou Perú, tudo aponta para que a sua origem seja sul-americana».

Facto é que o golo de pontapé de bicicleta é um dos mais apreciados pelos adeptos de futebol e, ao longo da história, tem-se repetido o gesto técnico por todo o mundo. O último, apontado por Cristiano, trouxe novamente a discussão para as redes sociais: qual o melhor golo de pontapé de bicicleta? Será de Rivaldo? Ibrahimovic ou Ronaldinho?

Veja aqui alguns dos golos monumentais já vistos no futebol profissional:

Zlatan Ibrahimovic: Suécia vs Reino Unido – Novembro de 2012

Philippe Mexès: AC Milan vs Anderlecht – Novembro de 2012

Ronaldinho: Barcelona FC vs Villarreal – Novembro de 2006

Rivaldo: Barcelona FC vs Valência – Maio de 2001

Trevor Sinclair: QPR vs Barnsley – Janeiro de 1997