Benfica vs Porto: o clássico em imagens (algumas muito antigas)
por Notícias Magazine
Em 1929, o Benfica - Porto foi disputado na então casa dos encarnados, o Estádio das Amoreiras, inaugurado quatro anos antes (e demolido em 1940, por causa da construção da Av. Engenheiro Duarte Pacheco). O Porto ganhou com dois golos contra 1 do Benfica, que nesse ano comemorava as Bodas de Prata (25 anos). Carregue nas setas para ver as imagens seguintes.
Em 1935, a partida, no mesmo campo, saldou-se em três golos para a equipa da casa, ficando o Porto sem ter conseguido fazer entrar a bola na baliza do adversário. Era 24 de março.
O mundo em guerra desde o ano anterior e a despedida do Benfica da sua casa no Campo das Amoreiras, em 1940. Não foi feliz para a equipa encarnada. O Porto marcou três golos. O Benfica ficou-se pelos dois.
Em 1973, um ano antes da revolução, o clássico, no Estádio da Luz, foi jogado debaixo de chuva. Era novembro e disputava-se o então campeonato nacional da primeira divisão. Terminou com a vitória do Benfica sobre o Porto, por 2-1.
29 de abril de 1974. Portugal vivia a euforia da revolução. Eusébio estava prestes a terminar a carreira no Benfica enquanto o peruano Cubillas dava nas vistas com a camisola do Porto. Foi o melhor marcador da equipa, nessa época. Aqui, abraça o grande Eusébio no final de um jogo que, pelas caras, se percebe quem ganhou. Porto - 2 - Benfica 1.
1977 foi o ano em que o Benfica se sagrou tricampeão pela quarta vez. No clássico que opôs azuis e encarnados em casa destes, o Benfica ganhou por 3 a 1. Na imagem, Artur Correia, das águias, disputa a bola com Seninho, dos dragões.
Na época 1979/80, o SL Benfica e o FC Porto enfrentaram-se logo na terceira jornada do campeonato nacional da primeira divisão. Nem Chalana, ao centro, conseguiu inaugurar o marcador. A partida terminou a zeros.
Carlos Paião tinha acabado de vencer o Festival da Canção, com Playback, e talvez inspirada por isso, a equipa encarnada, com Humberto Coelho (ao centro) em destaque, não desafinou. O Benfica ganhou em casa ao Porto a vigésima terceira jornada do campeonato nacional. 1 a 0 assinalou o marcador aos 90 minutos.
Há trinta anos, o clássico Benfica-Porto foi ganho por 3 a 1 pela equipa da luz. Na imagem, Quim consegue passar por Diamantino.
O Benfica - Porto é há décadas um duelo de gigantes. Em 1992 foram os dragões a terminar em vantagem sobre as águias, por 3 a 2.
Em 2007, o clássico Benfica - Porto também se disputou no dia 1 de abril. Era domingo. Fernando Santos estava à frente dos encarnados, Jesulado Ferreira comandava a equipa dos azuis. Na imagem, Bosingwa, do FC Porto, disputava a bola a Simão Sabrosa. Os dois grandes empataram com um golo cada. Dez anos depois, qual será o resultado?