Texto de João Tomé
A violenta morte do mestre dos esquemas, Petyr Baelish, foi só mais uma a juntar à lista sanguinária de A Guerra dos Tronos. Mas será digna de figurar na lista das mais violentas?
Já avisámos para os spoilers que se seguem?
Sexo, intriga, traições, surpresas e mortes violentas. A Guerra dos Tronos é uma série global, a mais mediática dos tempos atuais, com fãs por todo o mundo e muitos episódios a merecer uma classificação para mais de 18 anos. Não é caso para menos, sobram cenas de violência ‘crua’ capaz de chocar o menos impressionável.
E agora, cuidado com o segundo spoiler …
O último episódio da sétima temporada voltou a ter sexo com carne à mostra (já não tinha há algum tempo), entre Jon Snow e Daenerys Targaryen, ao mesmo tempo que surgia uma revelação que deixou água na boca para capítulos que só devem chegar em 2019 – Jon, ou melhor, Aegon Targaryen, e Daenerys são familiares; não são irmãos como muitos pensaram, mas Dani é tia de Jon (filho do irmão mais velho dela), o herdeiro legítimo do trono.
… cuidado, mais um a chegar …
Mas voltemos às mortes violentas: o traiçoeiro e ‘rei’ das falinhas mansas e dos esquemas Lorde Petyr Baelish, Mindinho, tentou manipular Sansa Stark, mas falhou. Quando pensava que Sansa se preparava para se virar contra a irmã Arya, foi ele que foi julgado sumariamente e… morto pelo novo carrasco de serviço, precisamente Arya Stark.
Entre alguma surpresa (para alguns) e a destreza com que Arya passou o seu pequeno punhal pelo pescoço de Mindinho (Littlefinger, para quem não está habituado ao nome em português), foi o momento mais violento do fecho da temporada. Sangue não faltou. E mostrou a pequena Arya como uma máquina na hora de matar sem apelo nem agravo – a série não descrimina em altura nem em sexo quem mata de forma mais violenta.
Na hora da morte, Lorde Baelish ainda usou as armas ao seu dispor: apelou ao facto de ter salvo Sansa mais que uma vez, de a amar e de ter tido momentos de generosidade. Mas foi mesmo um fim sem pompa, pré-aviso ou honra (como é tão habitual na série) de uma das personagens que por lá andava desde o início.
Um regresso às origens da série. Vejamos, então, o top de mortes violentas.