Homens e mulheres na rede

As publicações digitais Gentleman’s Journal e Delas.pt, de que são responsáveis, enfrentam-se num duelo de cliques. Eles enfrentam-se nestas páginas.

Há uma guerra de sexos nos sites dirigidos a homens e a mulheres? Talvez. Ou melhor: depende do tema. De um lado, os homens (que se interessam por assuntos de moda e lifestyle) têm o site Gentleman’s Journal (gentlemansjournal.com); do outro, para as mulheres que procuram um ponto de vista feminino sobre os assuntos da atualidade, surgiu agora o Delas.pt. Os cavalheiros têm nesta plataforma um formato a pensar sobretudo no mercado da moda e na elegância masculina, enquanto as senhoras encontram no site feminino uma abrangência de temas pensados para a mulher contemporânea, da moda à beleza, do fitness à saúde, da política à sociedade. Claro que dicas sobre O Que Dá Satisfação Sexual nas Relações Longas (Delas.pt), e a reportagem do Menu Experience do restaurante Petit Palais, em Lisboa (Gentleman’s Journal), são unissexo.

«O modo de falar aos homens é diferente», diz o criador do site deles. «A maneira de escrever é outra, bem como a maneira de apresentar os assuntos. Os hábitos dos homens na net são opostos aos das mulheres.» Carla Macedo, editora executiva do Delas.pt, reage: «Não acho nada! Homens e mulheres não leem coisas diferentes. A nível de reações estamos todos mais aproximados, por isso no Delas fazemos um jornalismo com intuito de levar mais informação às mulheres devido às suas características práticas. Não temos tempo a perder. As mulheres trabalham mais do que os homens, até porque em casa também trabalham mais… Pelo que percebemos do nosso Facebook, há homens que nos leem e que opinam.»

João Jacinto Ferreira lembra que o seu site também recebe muitas visitas do sexo oposto. As mulheres gostam de ver homens bem arranjados, mas frisa que o Gentleman’s Journal preencheu um vazio para os homens que começaram a ter mais cuidados consigo próprios. «Isso foi importante, mas tal como no Delas, também damos conselhos práticos aos homens. Interessa-nos sermos concretos, até porque os homens são preguiçosos, sobretudo nas compras – nem têm paciência para ver a loja toda. A elegância é um estado de coração. E isso é para toda a gente! Até o cavalheirismo tem que se lhe diga. Ser cavalheiro não é tratar a mulher como se fosse uma flor.»

Carla volta a responder: «Podias fazer artigos sobre etiqueta básica. Por exemplo: o que o homem deve fazer nas escadas ou num elevador com mulheres ao lado. Já ninguém sabe essas regras… O que ambos podemos fazer, não esquecendo que vivemos num país com défice educacional gigante, é ajudarmos na democratização da civilidade, mas não numa perspetiva pedante.» João concorda.

A editora executiva do Delas.pt gaba-se do sucesso do site e lembra que, antes de se pensar em feminismo, prefere dizer que é um site do lado da luta pela igualdade de género. Se já levou com preconceito feminino? Claro! «No outro dia uma senhora dizia que não compreendia como é que hoje ainda deve haver publicações apenas para mulheres. Às vezes, as grandes detratoras de movimentos femininos são as próprias mulheres.» «O mesmo acontece com certos homens, com a Gentleman’s», responde João.

No fim da conversa, ainda têm tempo para discordar quanto à eterna questão de esta ser a era da imprensa digital – e se ainda está no começo ou já a meio. João diz que estamos agora a entrar pelo futuro, Carla prefere falar em continuação: «Estamos a fazer o que já fazíamos, mas agora com telefones que nos dão notícias.»

JOÃO JACINTO FERREIRA
Fashionista assumido, estudou Teologia e depois de ter trabalhado como consultor de moda e relações-públicas é o diretor do site masculino Gentleman’s Journal (gentlemans-journal.com). Foi comentador social na SIC Caras. Se fosse diretor do Delas.pt por um dia, «fazia um grande artigo: homens aprendam com elas»!

CARLA MACEDO
Formada em Literatura, é a editora executiva do site Delas.pt, depois de ter exercido a chefia de redação da LuxWoman e de ter passado pela Máxima Interiores. É autora de um livro sobre a decoradora Teresa Leónidas. Se fosse diretora do Gentleman’s Journal, arriscava «um discurso de quão importante é os homens não terem medo das mulheres fortes. Provavelmente, terem uma mulher forte ao lado só ajuda».