Publicidade Continue a leitura a seguir

Realidade aumentada para conhecer invasões napoleónicas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Acontecimentos, personagens e lugares relacionados com a tentativa de ocupação francesa no início do século XIX podem ser descobertos em 19 municípios da região de Coimbra.

Conhecer de perto o impacto das invasões de Napoleão Bonaparte, aproveitando as vantagens que a realidade aumentada proporciona. Este foi o mote que levou à criação de uma nova aplicação (app), lançada este mês pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A app “Itinerário Napoleónicos na Região de Coimbra” – disponível para iPhone e, brevemente, também para Android – permite o acesso a 19 experiências de realidade aumentada relacionadas com as invasões francesas naquele território. Através da leitura de um código QR é possível “entrar” no Convento de Santa Cruz do Bussaco, na Mata Nacional, localizado na Mealhada, percorrer as divisões e saber mais sobre a sua história. Também dá “acesso” virtual ao Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, e a muitos outros lugares que integram a rota dos marcos napoleónicos.

“Aliamos o interesse cultural às novas tecnologias digitais”, diz Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra e da Câmara de Montemor-o-Velho, sublinhando que esta é uma forma de visitação diferente, pois a realidade aumentada cria uma “experiência imersiva”. Ao todo há “19 experiências temáticas” que permitem conhecer personagens, acontecimentos da História ou outros aspetos relacionados com as invasões em cada um dos 19 municípios da CIM.

A intenção, sublinha Emílio Torrão, não é realçar a “experiência traumática”, mas antes “a bravura” do povo português que, com a ajuda de Inglaterra, conseguiu “expulsar os franceses”. A região de Coimbra foi particularmente afetada pela terceira invasão, que decorreu entre 1810 e 1811. “Morreram muitas pessoas, outras foram violadas, foram despojadas dos seus bens”, relata o autarca.

Esta app vem dar seguimento a outro material promocional, como mapas, já desenvolvido no âmbito da iniciativa Marcos Históricos – Invasões Francesas, cofinanciada pelo programa Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

A ideia é continuar a promover o território, aproveitando os seus valores culturais para chamar turistas de todo o Mundo. “Temos conhecimento de que há turistas muito dedicados a esta temática”, sendo Napoleão uma das “personagens da História mais pesquisadas”, com uma vasta “legião de curiosos” que procuram conhecer o seu percurso, afiança o presidente da região de Coimbra.