Os critérios para estar bem protegido do sol

(Foto: Pexels)

O "Consultório Médico", por Dinis Brito.

Como devo escolher o protetor solar?
Mariana Rebelo, pergunta recebidas por email

O calor do verão torna apetecível a ida a praia. Como é sobejamente conhecido a utilização de protetor solar é uma das estratégias fundamentais para diminuir os malefícios da radiação solar ultravioleta (UVB). Contudo, os rótulos dos protetores solares costumam apresentar uma ampla gama de informações que são aparentemente atraentes para os consumidores, mas podem complicar o processo de seleção de um protetor solar adequado.

A seleção do protetor deve ter em conta três critérios principais: o fator de proteção solar (FPS), a proteção de amplo espectro e a resistência à água.

O FPS indica o tempo que pode estar exposto ao sol sem ficar com uma queimadura solar após aplicação de protetor quando comparado à não utilização de nenhum. De uma forma simplificada, pode dizer-se que um protetor solar com, por exemplo, FPS 10 multiplica por 10 o tempo de proteção. É importante relembrar que o FPS indica sobretudo o nível de proteção UVB (radiação mais frequentemente associadas a queimaduras), mas não especifica o nível de proteção UVA. É genericamente recomendado que se utilizem FPS 30 ou superiores (sobretudo em tipos de peles mais claras e em crianças).

A proteção de amplo espectro diz respeito a proteção conferida para a radiação UVA e UVB. Os raios UVA estão implicados no processo do envelhecimento da pele e no desenvolvimento de cancros de pele. Nos protetores solares de amplo espectro, o nível de proteção UVA é proporcional à proteção UVB, conferindo proteção adicional contra UVA e UVB.

A resistência à água significa que poderá referir-se a um filtro solar resistente à água (com tempo cumulativo de banho de 40 minutos) ou ao protetor resistente à água (com tempo cumulativo de banho de 80 minutos). É importante ressalvar que estas medições nem sempre refletem a atividade normal ao ar livre de muitas pessoas. Por isso, se recomenda a reaplicação do protetor solar após a secagem com a toalha, após o tempo estipulado de banho, ou a cada duas horas, o que ocorrer primeiro. A atividade física vigorosa deve também levar à reaplicação do protetor solar com mais frequência do que o anunciado nos rótulos.

Muitas outras características podem atrair a sua atenção, tal como as propriedades cosméticas do produto, no entanto garanta que o FPS de pelo menos 30, a proteção de amplo espectro e a resistência à água sejam cumpridos.

Votos de boas férias.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].