Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um ecossistema riquíssimo a viver entre o lixo do Pacífico

Fotos: The Ocean Cleanup/Facebook

Na “ilha de lixo” vivem águas-vivas, caracóis e cracas, além do neuston marinho, um componente planctónico

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na chamada "ilha do lixo", uma mancha de resíduos que flutua no Oceano Pacífico, há toda uma vida marinha que não se imaginava que lá pudesse estar.

A ilha de lixo do Pacífico Norte é uma enorme acumulação de resíduos. Uma concentração que acontece devido às muitas correntes de água que levam o lixo até lá.

Apesar da poluição, um novo estudo aponta que o local também abriga um rico ecossistema com diversas criaturas marinhas.

O estudo das universidades de Hull e de Liverpool, no Reino Unido, e das universidades de Georgetown e do Hawai, nos EUA, foi publicado na revista científica “PLOS Biology”.

Os cientistas descobriram que na “ilha de lixo” vivem águas-vivas, caracóis e cracas, além do neuston marinho, um componente planctónico.

Segundo os investigadores, a ocorrência de resíduos plásticos foi correlacionada com a abundância de espécies como jangadas marinhas, botões azuis do mar e caracóis marinhos violetas.

“A ‘ilha de lixo’ é mais do que apenas uma mancha de lixo. É um ecossistema, não por causa do plástico, mas apesar dele”, afirmou Rebecca Helm, líder do estudo.