Há um ecossistema riquíssimo a viver entre o lixo do Pacífico

Na “ilha de lixo” vivem águas-vivas, caracóis e cracas, além do neuston marinho, um componente planctónico

Na chamada "ilha do lixo", uma mancha de resíduos que flutua no Oceano Pacífico, há toda uma vida marinha que não se imaginava que lá pudesse estar.

A ilha de lixo do Pacífico Norte é uma enorme acumulação de resíduos. Uma concentração que acontece devido às muitas correntes de água que levam o lixo até lá.

Apesar da poluição, um novo estudo aponta que o local também abriga um rico ecossistema com diversas criaturas marinhas.

O estudo das universidades de Hull e de Liverpool, no Reino Unido, e das universidades de Georgetown e do Hawai, nos EUA, foi publicado na revista científica “PLOS Biology”.

Os cientistas descobriram que na “ilha de lixo” vivem águas-vivas, caracóis e cracas, além do neuston marinho, um componente planctónico.

Segundo os investigadores, a ocorrência de resíduos plásticos foi correlacionada com a abundância de espécies como jangadas marinhas, botões azuis do mar e caracóis marinhos violetas.

“A ‘ilha de lixo’ é mais do que apenas uma mancha de lixo. É um ecossistema, não por causa do plástico, mas apesar dele”, afirmou Rebecca Helm, líder do estudo.