Publicidade Continue a leitura a seguir

Agasalhos sobre os ombros sem pesar

Capote's Emotion 95 euros
Zara 79,95 euros
Marc Jacobs 3.210 euros
Burel Factory 440 euros
Lion of Porches 219,99 euros
Emporio Armani 281 euros
Kocca 211,40 euros
Red Valentino 850 euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Sara Oliveira

Soltas sobre os ombros, as capas deverão destacar-se em múltiplos visuais nos dias mais frios que se avizinham. Não são novidade e já antes foram tendência, mas a verdade é que o outono-inverno vai ter a peça como agasalho ao mesmo tempo que marca estilo – e sem pesar.

As marcas de luxo internacionais anteciparam propostas nos desfiles de lançamento da temporada e a capa foi avistada de forma recorrente. Nas lojas há sugestões díspares, desde o tradicional ao mais arrojado. Basta usar o bom senso na hora de escolher o modelo e como usá-lo, até porque “as combinações têm muito a ver com a personalidade de cada um”.

Essa é a opinião da stylist Mónica Lafayette. A também editora de moda adverte que “as pessoas não deveriam usar literalmente o que veem nas revistas ou o que os chamados ‘influencers’ vestem, mas sim explorar. Deveriam perder tempo em frente ao espelho e a experimentar”. E deixa a dica: “Temos de abrir a mente e perceber que as tendências são feitas por nós”.

Apesar de acicatar a individualidade, Mónica aponta algumas recomendações que valem para todos, sugerindo combinar uma capa com “uma camisa branca e uma saia, conjunto que é sempre um clássico”, sendo que “o ideal é investir em cores básicas como branco, bege, preto ou cinza”.

Isto porque “os padrões são mais difíceis de gerir e devem sempre combinar com peças neutras”. E, como normalmente “a capa tem muito volume, deveria usar-se sempre algo mais justo por baixo: calças de corte direito, saia com collants e botas mais altas para alongar as pernas”, acrescenta Lafayette. Um cinto pode definir a silhueta e há quem use as capas como se fossem vestidos.

De Manteigas para o mundo

Muitas propostas atravessam gerações, passando “de mães para filhas” com naturalidade. É o caso das capas da Burel Factory que, como sublinha a diretora criativa, Margarida Santos, “se vão adaptando aos tempos” sem perder a essência que as lançou. O modelo Pastor é exemplo disso. “Embora tenhamos outras peças, continuamos a mantê-lo entre as opções, ainda que outras cores e alguns pormenores possam ser diferentes. São capas muito confortáveis e ficam bem com tudo, além de nunca saírem de moda.”

Mais “irreverente e impactante” é a capa em vermelho – tal como a do Capuchinho Vermelho – e com uma frase que todos associam à personagem, “Eu não tenho medo”, gravada nas costas. Segundo Margarida, o modelo “é muito procurado para ser usado em palco”, mas também se vê na rua por “mulheres com muita atitude, que chegam e gostam de se fazer notar”. Ou seja, do ateliê em Manteigas, no Parque Natural da Serra da Estrela, saem propostas para todos os gostos.

Em Évora, o capote alentejano reinventou-se e abraçou o universo feminino pelas mãos de Delfina Marques, a mentora da Capote’s Emotion. “A grande inovação é que tiramos o peso normalmente associado a um capote feito para os homens. Era também uma peça associada ao campo e que, há cinco anos, trouxemos para a rua vestindo as mulheres”, recorda a responsável.

“Pelo joelho ou ainda mais curtos, com forros e cores diferentes, feitos por medida e personalizados”, os capotes transmitem agora jovialidade, assim como as capas que podem ser em tecidos de duas faces, alargando o espectro da sua versatilidade.

Vestidos capa emprestam segurança

A ficção sugere que, por baixo de uma capa, há sempre uma super-heroína, enquanto na vida real é verdade que ela pode camuflar algumas inseguranças. Nessas horas, um vestido capa (ou “dress cape”) é uma opção para casamentos ou festas de gala. “É um clássico que fica bem a todas as mulheres, pois a capa permite esconder os braços que, com a idade, podem suscitar algum complexo”, afirma a designer de moda Micaela Oliveira. Nas suas coleções, costuma oferecer várias opções, inclusive macacões com capa, “enigmáticas e muito românticas”, e que tornam as clientes mais seguras com o visual final.

Entre as adeptas de vestidos capa estão a rainha Letícia ou Meghan Markle que, por diversas vezes, os exibiram em eventos oficiais, ditando também elas a moda.