Empresa afirma que tem regulamentos para evitar colisões com animais marinhos. Mas só a autópsia da baleia vai dizer se o animal já estava morto quando foi colhido.
O cruzeiro Meraviglia, da MSC Cruise, chegou recentemente ao porto de Nova Iorque, nos EUA, com uma carga inesperada na proa: uma baleia morta. O incidente é revelador do impacto que as grandes embarcações têm tido na vida marinha.
Segundo o “The Guardian”, o cadáver do cetáceo tinha 13 metros de comprimento e pertencia à espécie baleia-sei, uma das maiores do Mundo, que se encontra em vias de extinção.
Terá sido colhida pela proa do MSC Meraviglia quando chegou ao porto de Brooklyn, disse a porta-voz da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, Andrea Gomez. “Notificamos imediatamente as autoridades competentes, que agora estão a realizar exames à baleia”, revelou a MSC Cruises, em comunicado.
A empresa ainda assegurou que cumpre regulamentos para proteger baleias, incluindo a alteração de itinerários para evitar atingir os animais. A autópsia ao corpo do animal poderá determinar se já estava morta quando foi apanhada pelo navio.