Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma banheira pode ser uma estante e uma jante uma mandala. A arte de reciclar

Transformar uma máquina de lavar louça inutilizada num módulo de arrumação para a cozinha. Com tecidos de padrões coloridos ou monocromáticos. Primeiro, é necessário limpar e eliminar os vestígios da oxidação. Depois, tirar medidas, revestir a máquina com os tecidos, aplicar a cola e eventualmente verniz acrílico para uma maior proteção. E, voilá, um novo armário para a louça.
Com quatro cadeiras velhas constrói-se um “comboio” de estudo para crianças. Uma nova secretária com espaço de arrumação. Unem-se as cadeiras, lixa-se e pinta-se, coloca-se o tampo e as prateleiras, mais tinta no “comboio”, faz-se uma almofada e, no fim, decora-se a gosto.
Caixas de fruta dão belas estantes. Uma ideia, inúmeras utilizações. Seja para arrumar condimentos e ervas aromáticas na cozinha, seja para dar uma onda cool a um quarto de adolescente. Lixar, pintar e montar a estante. Com as cores que se quiser.
Uma banheira antiga transformada numa estante iluminada? Sim, é possível. Há vários passos para concretizar a ideia, mas há coisas a ter em consideração. A banheira deve ficar na vertical encostada a uma parede e o ralo tem de ficar no topo da estante, porque é por aí que vão entrar os fios elétricos para este objeto com luz.
Um tampo de uma mesa circular dá um belo relógio de parede. Para isso, é preciso uma máquina para um relógio de parede com ponteiros grandes e a técnica de tie dye, explica ao pormenor no livro.
As jantes dos carros que já não servem para nada dão belas mandalas que podem ser colocadas na parede ou em cima de um móvel. Esta transformação precisa de tintas acrílicas de várias cores, papel e lápis para treinar motivos coloridos, desenhos de mandalas bonitas que sirvam de inspiração.
Uma caixa de ovos é um mundo de possibilidades. Pode ser uma caixa de costura, uma caixa de primeiros socorros, uma caixa de bombons. Molduras para fotografias, quadros tridimensionais e multicolores, bancos com caixas empilhadas.
O que se encontra no lixo pode dar um candeeiro criativo. Haja imaginação. Com um depósito de água mineral e uma grelha metálica em forma de meia-lua, Filipa Brandão Mira fez um candeeiro.
O que fazer aos móveis e objetos que tem em casa e que já não servem para coisa alguma? As lojas não têm peças que encaixem no seu gosto e tudo parece igual? O livro "Reciclar, Decorar & Organizar" explica o que fazer para transformar o velho em novo. Passo a passo.
Filipa Brandão Mira apresenta propostas criativas e de fácil execução para decorar e organizar a casa com pouco dinheiro e com peças exclusivas feitas pelas próprias mãos. A escritora está direta ou indiretamente ligada ao mundo da decoração e da pintura, restauro e limpezas caseiras com produtos antigos e tradicionais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Filipa Brandão Mira, autora do bestseller “Cuidar da Casa”, dá dicas para transformar objetos sem uso. O seu livro “Reciclar, Decorar & Organizar” tem ideias criativas e projetos para dar uma volta à casa. Haja imaginação e vontade.

Renovar, decorar e organizar a casa não tem de ser um processo aborrecido. Bem pelo contrário. Basta dar corda à imaginação, reaproveitar o que perdeu uso ou utilidade, transformar peças esquecidas, ressuscitar o que se encontra na rua ou no lixo. Tudo é possível. Filipa Brandão Mira, que já foi freelancer na área da produção de casas em rubricas de decoração e que participou em vários programas televisivos, autora do bestseller “Cuidar da Casa”, mergulha no imenso mundo da reciclagem no seu novo livro “Reciclar, Decorar & Organizar”, editado pela Esfera dos Livros.

Reciclar é mudar e transformar. É criar e usar as próprias mãos. É deixar a criatividade ganhar asas e abrir caminhos. É olhar para um objeto antigo e dar-lhe um novo sentido, uma nova função, uma outra vida. Filipa Brandão Mira espicaça a criatividade e a arte de transformar com ideias, conselhos e truques para que o velho pareça novo. É o faça você mesmo na verdadeira essência. “Junte-se à equipa da reciclagem e da transformação de objetos e decore e transforme a sua casa e a sua vida por completo. Ao reciclar em sua casa, transforma, inova e decora marcando a diferença e tornando a sua casa mais rica e bonita, visto que produziu algo com as suas mãos e com o seu espírito”, refere a autora.

Recriar peças antigas, tornando-as novos objetos, exige “ingredientes interiores”. Criatividade, dedicação, pensamento positivo, boas energias, tempo e vontade, sentido estético, amor à arte, amor e resiliência. Esses são alguns desses ingredientes. “Ninguém disse que seria fácil, mas vai ser certamente transformador e entusiasmante, tanto a nível exterior como interior”, avisa. “Reciclar é também inovar; para tal, vamos criar um movimento interior chamado criatividade.”

Materiais não faltam, basta olhar à volta e para o que a natureza oferece sem pedir nada em troca, e as mãos, por vezes, podem ser mágicas. Papel e cartão, caixas de ovos, madeiras, caixas de fruta, cadeiras velhas, móveis sem utilidade, eletrodomésticos inutilizados. E na bela arte de reciclar é necessário ter à mão um kit básico de ferramentas com acetona, alicate, cera de abelha, chave de fendas, cola branca, fita métrica, berbequim, martelo, parafusos, panos de limpeza, tesouras e pregos. Filipa Brandão Mira tem, no seu livro, vários projetos e como torná-los realidade. São pontos de partida porque os gostos não se discutem. Percorra a fotogaleria para conhecer algumas ideias arrojadas que estão explicadas, passo a passo, no seu livro.