Publicidade Continue a leitura a seguir

Venezuela em chamas vence World Press Photo

Jesco Denzel, Alemanha Comunidade de Lagos, na Nigeria, guia os expatriados de barco pelos canais da região.
Giulio Di Sturco, Itália Médico mostra a Olivia Thomas a sua vagina, depois de uma operação para mudar de sexo na Tailânia.
Roger Turesson, Suécia Multidão aguarda o início da Maratona de Pyongyang, no Estádio Kim Il-sung, enquanto um oficial controla a saída da Coreia do Norte.
Heba Khamis, Egito Veronica (28 anos) faz uma massagem nos seios de sua filha Michelle (10 anos) enquanto os seus outros filhos assistem. Nos Camarões este é um ato comum para atrasar a maturidade e evitar violações ou avanços sexuais.
Espen Rasmussen, Noruega Donna Tottel, de 54 anos, e Doug Tottel, com 55, estão desempregados e sobrevivem com a venda de produtos usados, na Virginia, EUA. Quando a eletricidade de sua casa foi cortada, instalaram um gerador. A fotografia foi captada após o comício "Unite the Right" em Charlottesville.
George Steinmetz, Estados Unidos Milhares de pessoas reúnem-se em Xuyi County, em Jiangsu, para o festival anual do lagostim.
Neil Aldridge, África do Sul Um rinoceronte-branco está drogado, vendado e prestes a ser libertado em Okavango, Botswana, depois de ser transferido da África do Sul para sua proteção contra caçadores ilegais.
Thomas P. Peschak, Alemanha/África do Sul Uma fotografia histórica de uma colónia de pinguins, captada em 1890, em contraste com um número bastante reduzido em 2017, no mesmo local (ilha de Halifax, na Namibia).
Thomas P. Peschak, Alemanha/África do Sul Uma espécie invasora de ratos feriu um albatroz-de-cabeça-cinza na África do Sul.
Daniel Beltra, Estados Unidos Várias aves Guará voam pela floresta da Amazónia, no Brasil. Imagem mostra grave desflorestação deste local.
Luca Locatelli, Itália Uma casa de campo cercada por estufas, em Westland, na Holanda.
Kadir van Lohuizen, Holanda Um homem carrega uma carga enorme de garrafas de plástico para reciclagem, no aterro de Olusosun, na Nigéria. Os humanos estão a produzir mais lixo do que nunca.
Patrick Brown, Austrália Corpos de refugiados de Rohingya depois de o barco onde seguiam se ter afundado a oito quilómetros de uma praia no Bangladesh. Dos 100 tripulantes sobreviveram apenas 17.
Masfiqur Akhtar Sohan, Bangladesh Um grupo de Rohingya, que está num acampamento improvisado no Bangladesh, assiste ao incêndio de uma casa no Mianmar.
Richard Tsong-Taatarii, Estados Unidos John Thompson é abraçado e está visivelmente emocionado depois de ter discursado sobre o seu amigo Philando Castile, baleado pelo agente Jeronimo Yanes - ilibado posteriormente. Imagem foi captada nos Minnesota, EUA.
Kevin Frayer, Canadá Refugiados de Rohingya são ajudados a sair do barco depois de fugirem para o Bangladesh.
Francesco Pistilli, Itália «Só quero ir para casa. Por favor, parem a guerra». É esta a frase que se pode ler no armazém, situado em Belgrado, na Sérvia, onde estão abrigados refugiados afegãos.
Ivor Prickett, Irlanda Soldados das Forças Especiais do Iraque após a explosão de um carro pelo autoproclamado Estado Islâmico. Apesar do Iraque ter declarado que a cidade de Mosul estava completamente libertada do ISIS os ataques continuam.
Javier Arcenillas, Espanha Cena de um crime num bairro luxuoso da Guatemala, onde Karina Marlene, de 31 anos, foi assassinada depois de terem sido disparados seis tiros de um táxi.
Carla Kogelman, Holanda Martin e Christian, dois irmãos que passam férias de Verão em Waldviertel, Áustria, olham para as irmãs Hannah e Alena – que vivem em Merkenbrechts, uma área rural da Áustria.
Fausto Podavini, Itália Crianças brincam perto rio Omo, na Etiópia, que alimenta as comunidades que por ali vivem, através da caça e cultivo. Cerca de 200 mil pessoas de diferentes etnias vivem no vale do Omo.
Corey Arnold, EUA Uma águia come carne que encontrou nos caixotes do lixo de um supermercado no Alaska, Estados Unidos.
Michael Patrick O'Neill, Estados Unidos Um peixe voador nada de madrugada na corrente do Golfo em Palm Beach, nos Estados Unidos.
Thomas P. Peschak, Alemanha/Sul de África Pinguins Rockhopper andam pela costa rochosa da Ilha Marion, rodeados pelo Oceano Índico.
Jasper Doest, Holanda Três turistas polacas estão num quarto, em Tóquio, onde pagaram para tirar fotografias e para se aproximarem dos macacos obrigados a conviver.
Thomas P. Peschak, Alemanha/Sul de África Com quatro correntes oceânicas, o arquipélago de Galápagos tem condições para uma extraordinária diversidade de vida animal.
Ami Vitale, EUA Joseph Lolngojine está a acompanhar Kinya, um elefante bebé antes de ser transportado para o Santuário de Elefantes Reteti, no norte do Quénia.
Li Huaifeng, China Dois irmãos numa tradicional yaodong (cave) no planalto de Loess, na China. O revestimento ajuda a combater os invernos mais rigorosos.
Alessio Mamo, Itália Manal, de 11 anos, foi atingida por uma explosão de um missíl em Kirkuk, no Iraque, e passa horas com um máscara para proteger a sua cara, depois de ter sido submetida a múltiplas reconstruções faciais na Jordânia.
Magnus Wennman, Suécia Djeneta (à direita) está sem reação há dois anos e meio e a sua irmã, Ibadeta, está no mesmo estado há cerca de seis meses. As duas têm um síndrome que existe em refugiados na Suécia.
Anna Boyiazis, Estados Unidos Uma jovem aprende a flutuar em Nungwi, no Zanzibar. Normalmente, as mulheres desta região são desencorajadas a aprender a nadar.
Adam Ferguson, Estados Unidos Esta rapariga foi raptada pelo Boko Haram em Maiduguri, Nigéria. Esta é apenas uma das muitas jovens que são destacadas para se suicidarem com bombas.
Tatiana Vinogradova, Rússia Natasha, de 35 anos, nasceu em Arkhangelesk, Rússia, e trabalha desde os 14 anos. Tem problemas com álcool e está há 12 anos na indústria do sexo. Após uma intervenção ginecológica foi obrigada a voltar ao trabalho passado umas semanas para pagar os medicamentos.
Stephen McCarthy, Irlanda Irish Lions e Maori All Blacks defrontam-se no Estádio Internacional de Rotorua, na Nova Zelândia.
Erik Sampers, França Atletas que participaram na Maratona das Areias no deserto do Saara, em Marrocos.
Oliver Scarff, Reino Unido As equipas dos Up’ards e Down’ards disputam pela bola durante um jogo histórico do Royal Shrovetide Football Match, no Reino Unido.
Juan D Arredondo, Colômbia O ex-membro das FARC, Kleider Palma, caminha com outros antigos combatentes para jogarem futebol com moradores locais e soldados das Forças Armadas da Colômbia.
Nikolai Linares, Dinamarca Emílio pratica uma técnica de tourada com o casaco de um amigo numa praça em Almería, Espanha.
Alain Schroeder, Bélgica Jockeys entre os 10 e os 15 anos participam numa corrida tradicional da ilha de Sumbawa, na Indonésia, sem proteção.
Ryan Kelly, Estados Unidos Vários pessoas foram atropeladas durante um protesto contra o grupo Unite the Right em Charlottesville, Estados Unidos.
Ronaldo Schemidt, Venezuela José Víctor Salazar Balza, de 28 anos, ateia fogo durante os violentos confrontos entre polícia e manifestantes contra Nicolás Maduro, em Caracas, na Venezuela.
Goran Tomasevic, Sérvia Um soldado das Forças Especiais do Iraque que acabou de matar um bombista suicida em Mosul.
Juan Barreto, Venezuela Víctor Salazar começa a arder depois de uma mota explodir durante os protestos em Caracas, na Venezuela.
David Becker, Estados Unidos Um homem de cadeira de rodas é ajudado a sair de um festival de música em Las Vegas, EUA, depois de Stephen Paddock ter começado a disparar durante o evento. 58 pessoas morreram e 500 ficaram feridas.
Toby Melville, Reino Unido Melissa Cochran ficou ferida depois de Khalid Masood ter atropelado uma multidão na Ponte Westminster, Reino Unido. Cinco pessoas morreram, sendo que um deles foi o seu marido, Kurt.
Adam Ferguson, Austrália Retrato de Aisha, de 14 anos, que foi raptada pelo Boko Haram para uma missão suicida. Conseguiu escapar ilesa.
Ivor Prickett, Irlanda Civis fazem fila em Mosul na esperança de serem ajudados pelas cidades vizinhas.
Ivor Prickett, Irlanda Um menino não identificado é transportado por um soldado das Forças Especiais do Iraque, após um ataque do Estado Islâmico na Cidade Velha.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Alexandra Pedro | Fotografias DR

Ronald Schemidt nasceu em Caracas, na Venezuela, é fotojornalista da Agence France-Presse e venceu o prémio de melhor fotografia do ano.

A imagem eleita no prestigiado concurso World Press Photo mostra José Víctor Salazar Balza a correr rodeado de chamas durante as manifestações que aconteceram em Caracas contra o presidente Nicólas Maduro.

Balza, de 28 anos, sobreviveu às queimaduras de primeiro e segundo grau que sofreu durante os violentos protestos que se viveram no país no ano anterior. O manifestante surge ainda numa outra imagem do fotógrafo da AFP, Juan Barreto, também nomeada para o World Press Photo na categoria de notícia (ver em baixo).

Ronald Schemidt trabalha para a AFP desde 2004. No seu currículo tem já a cobertura de vários momentos marcantes, como a morte do presidente Hugo Chávez em 2013, a eleição do presidente Nicolás Maduro ou a morte de Fidel Castro, em 2016. Os desastres naturais do México e o Mundial de Futebol no Brasil (2014) também ficaram registados através da lente de Schemidt.

Atualmente a viver no México, o fotojornalista falou sobre a imagem vencedora do World Press Photo, em fevereiro, ao British Journal of Photograph: «Passou-se tudo em poucos segundos, por isso eu não sabia o que estava a fotografar. Guiei-me pelo instinto, foi tudo muito rápido. Não parei de disparar até perceber o que estava a acontecer. Uma pessoa em chamas corria na minha direção».

A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta quinta-feira à noite em Amesterdão. A presidente do júri, Magdalena Herrera, justificou a atribuição do prémio, afirmando que esta «é uma fotografia clássica, mas tem uma energia e uma dinâmica instantâneas». «As cores, o movimento e a composição são ótimos, têm força. Senti uma emoção imediata», disse.

Whitney C. Johnson, diretora-adjunta do departamento de fotografia da National Geographic, destacou o simbolismo: «O homem tem uma máscara. É como se representasse não apenas a si próprio, e a si próprio em chamas, mas a própria ideia de uma Venezuela a arder».

Veja todos os nomeados do World Press Photo na fotogaleria em cima. Recorde-se foram submetidas ao prestigiado concurso mais de 77 mil imagens, de 4.500 fotógrafos.