Publicidade Continue a leitura a seguir

Otelo Saraiva de Carvalho: «O 25 de Abril não foi uma vitória operacional, foi psicológica.»

Percorra a galeria para ver mais momentos emblemáticos de uma das grandes figuras do 25 de abril.
Otelo Saraiva de Carvalho ainda militar. © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armanezamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Otelo Saraiva de Carvalho na candidatura às presidenciais de 1976. © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armanezamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Otelo Saraiva de Carvalho caminhando com o populares. © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Num discurso de 25 de Abril. © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Julgamento de Otelo Saraiva de Carvalho contra o Comissario Clemente e uma jornalista da RTP , Elsa Marujo.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO NO JULGAMENTO DAS FP25 NO TRIBUNAL DE MONSANTO.
JULGAMENTO DAS FPS 25 DE ABRIL EM JANEIRO DE 2000.
VASCO LOURENCO E OTELO SARAIVA DE CARVALHO. FOTO DR
O Capitao de Abril congratula-se após ter sido absolvido da acusaao no caso FP-25, frente ao Tribunal Criminal, em 2001.
CARLOS BRITO ( PCP ) COM OTELO SARAIVA DE CARVALHO.
Otelo Saraiva de Carvalho na prisao de Caxias.
GENERAL COSTA GOMES , SANCHES OSORIO E OTELO SARAIVA DE CARVALHO NO HOTEL ALBATROZ EM CASCAIS DURANTE UMA ENTREVISTA AO JORNAL TAL & QUAL.
Otelo Saraiva de Carvalho e Pinheiro de Azevedo, capitães de Abril.
Otelo Saraiva de Carvalho conversa com o antigo Presidente da Republica, Antonio Ramalho Eanes, durante a cerimonia de atribuicao de condecoracoes de comendas, incluidas no aniversario do 25 de Abril, em 2004.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
Jorge Sampaio cumprimenta Otelo Saraiva de Carvalho, durante a cerimonia de lancamento do livro"O Pulsar da Revolucao-Cronologia da Revolucao do 25 de Abril" de autoria de Boaventura Sousa Santos.
Em 1974.
Otelo Saraiva de Carvalho, nos tempos em que era líder da Frente Unitária popular (FUP).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto de Ricardo J. Rodrigues | Fotografia Pedro Aperta

Passam vinte minutos do início do dia 25 de abril de 1974. A contrassenha está dada: na Rádio Renascença ouve-se Grândola, Vila Morena. Duas horas antes tinha ecoado E Depois do Adeus nos Emissores Associados de Lisboa.

O golpe estava em marcha e, a partir do posto de comando instalado clandestinamente no Quartel da Pontinha, Otelo Saraiva de Carvalho sustinha a respiração. Era agora.

Na Guiné, Otelo tinha estado no regimento de Assuntos Civis e Ação Social. «Mesmo que tenha sido um estratega do golpe, eu sabia que as guerras se ganham mais com psicologia do que com planeamento.»

Às três da manhã, quando recebeu a notícia de que os principais meios de comunicação social estavam tomados e que o governo não tinha como falar com os portugueses, respirou finalmente. A liberdade tinha chegado.

Era por isso essencial assegurar que, além dos pontos-chave militares, o MFA controlasse rapidamente a RTP, a Emissora Nacional e o Rádio Clube Português.

«Para silenciar o regime e impedi-lo de amedrontar o país. Sem este acesso aos microfones nunca poderíamos dizer que esta era uma revolução democrática. E sem isso não teríamos convocado o entusiasmo da população, que sai para a rua e serve de muralha ao MFA. Por isso o 25 de Abril não foi uma vitória operacional, foi psicológica.»

Às três da manhã, quando recebeu a notícia de que os principais meios de comunicação social estavam tomados e que o governo não tinha como falar com os portugueses, respirou finalmente. A liberdade tinha chegado.

UMA VIDA EM NÚMEROS

44 – DEMOCRACIA
A liberdade faz anos nesta semana. A ditadura caiu há 44 anos.

16,5 – ELEIÇÕES
Foi a percentagem de votos que obteve nas presidenciais de 1976. No distrito de Setúbal o valor foi de 41,8 por cento.

81 – ANOS
Otelo nasceu a 31 agosto de 1936, em Lourenço Marques, hoje Maputo.

2 – SENHA
O sinal de que a revolução estava em marcha foi dada por duas canções: E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, e Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso.

5 – PRISÃO
Os anos que passou em prisão preventiva por acusação de liderar nos anos 1980 o movimento terrorista FP 25, da qual seria amnistiado.