Publicidade Continue a leitura a seguir

Madonna: assim se cuida a Rainha da Pop

Publicidade Continue a leitura a seguir

Texto NM

TREINO

Pelo menos 30 minutos, seis vezes por semana. «Altero o plano todos os dias», explica Craig Smith, há dois anos com a estrela que faz uma combinação de treino em circuito (queima gordura, tonifica e aumenta a resistência cardiovascular), treino intervalado de alta intensidade (para acelerar o metabolismo e ativar a queima de gordura) e treino de resistência. Grande parte desse trabalho passa, obviamente, pela dança.

DIVERSIDADE

Smith gosta de variar o esquema de preparação física de modo a incluir treino de barra – com pesos leves de 1 a 2 quilos e 20 a 30 repetições de cada exercício –, yoga, artes marciais e boxe. Assim assegura que Madonna trabalha tudo, desde a força do centro do corpo à flexibilidade. «Centramo-nos muito em alongar os músculos e em manter um físico esbelto e alongado de bailarina», diz o personal trainer.

ROTINA

Um treino diário típico da artista começa com um aquecimento voltado para a dança, que eleva a temperatura e o ritmo cardíaco do corpo. Segue-se a parte superior do corpo – com flexões em séries de 20, por exemplo –, 80 segundos de prancha e exercícios para trabalhar os músculos do fundo das costas, pélvis, ancas e abdómen.

MEDITAÇÃO

Para terminar, Madonna exercita a parte inferior do corpo, as coxas, as pernas e alguns grupos de músculos isolados, a que acrescenta ainda alguns alongamentos e um pouco de meditação para equilibrar também a mente – em larga medida, deve a isso a vontade inabalável que demonstra em todas as suas performances.

SEM DESCULPAS

Imensas solicitações e espetáculos exigentes uns atrás dos outros inviabilizam quaisquer desculpas para não treinar, nomeadamente a de que não há tempo ou meios. Desconhecendo o que têm pela frente em tournée, Smith criou um ginásio portátil com tudo aquilo de que necessitam para a pop star não parar. Se Maomé não vai à montanha…

REFEIÇÕES

No total, são seis as que faz diariamente – três mais consistentes e três ligeiras –, comendo a cada duas a quatro horas para garantir que tem sempre energia e o metabolismo se mantém acelerado. A estrela aposta ainda numa dieta à base de sumos naturais (o de melancia orgânica é o seu favorito), barrinhas proteicas (também orgânicas), fruta, vegetais e sementes (não passa sem a sua quinoa).

EQUILÍBRIO

A Rainha da Pop é de tal forma regrada que consegue facilmente abster-se de fumar e beber quando anda em tournée para não comprometer os resultados da preparação de Smith. De resto, é ele o primeiro a reconhecer que, embora o seu regime de exercícios seja exigente, «a dieta de Madonna é 80 por cento responsável por mantê-la em grande forma».