Publicidade Continue a leitura a seguir

Fernando Santos, o prémio Nobel, CR7 e os animais clonados

Publicidade Continue a leitura a seguir

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Foram anunciados nesta semana os vários laureados com o prémio Nobel. Nenhum português ganhou, o que é pena. Se derretesse a medalha, ainda ia a tempo de comprar um bilhete para os Coldplay no OLX.

2

Na verdade, o Nobel da Literatura podia ter ido outra vez para Saramago. Sim, eu sei que já morreu, mas, se o seu rival mumificado Cavaco Silva ainda anda por aí a fingir que é politicamente relevante, o Saramago podia tentar o mesmo.

3

E, já agora, há muitos portugueses que poderiam ter ganho o Nobel da Física, já que com a inflação muita gente está a ultrapassar as leis da Física para conseguir ter guito para tudo.

4

Fernando Santos perdeu a batalha contra o Fisco, que considerou que a remuneração do selecionador deveria ter sido recebida a título de rendimentos do trabalho e não através da sua empresa. Ou seja: não anda a receber como selecionador, mas sim como gestor. O que, para quem nos vê jogar, corresponde completamente à verdade.

5

A clonagem de animais de estimação está a virar moda na Coreia do Sul, na China e nos Estados Unidos: os donos não se querem despedir dos seus amados animais e por isso fazem cópias dos mesmos. Mais ou menos como a FPF planeia fazer com o Cristiano Ronaldo.

6

Portugal foi considerado o “Melhor Destino Turístico da Europa”, na edição europeia dos World Travel Awards. Um prémio que não ganhou: Melhor Sítio Para Viver Para Quem É De Cá E Só Quer Arranjar Um T2 Por Três Dígitos.

7

Dos mais de 49 mil alunos colocados na 1.ª fase do Ensino Superior, 11,6 % não se matricularam, mostrando assim as dificuldades dos estudantes em arranjar casa. Está tão mau que já nem a Decathlon tem tendas de campismo.

8

A candidatura conjunta de Espanha e Portugal ao Mundial de 2030 tem um parceiro de última hora: a Ucrânia junta-se à candidatura ibérica com uma participação simbólica. Bonito? Não, interesseiro. É como os homens que sabem que é mais fácil entrar numa discoteca sem pagar se forem com amigas.

Rubrica “Partida, largada, fugida”, de Susana Romana.

1
Decorre hoje a primeira volta das eleições presidenciais no Brasil. Basicamente, e para quem não liga a política internacional, os brasileiros têm de escolher entre o Trump e o Isaltino Morais.

2
O Sindicato Independente dos Médicos alertou para a falta de consumíveis nos centros de saúde, que já obrigou os médicos a terem de levar papel de casa para as receitas e requerimentos de exames. Enquanto não tiverem de guardar o pauzinho dos Super Maxi para usar como espátulas está tudo bem.

3
Um empresário mexicano terá pegado fogo a uma obra de Frida Kahlo avaliada em dez milhões de euros. O objetivo foi criar 10.000 NFT, uma espécie de símbolo imaterial com valor monetário. E ando eu a guardar os desenhos todos do meu filho com medo que ele precise de terapia se alguma vez der com um deles no lixo.…

4
Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo serão pagos a partir de 20 de outubro. Dia 21 não se metam em Primarks, que aquilo vai estar com uma enchente histórica.

5
A fruta na Europa, incluindo a portuguesa, está “altamente contaminada” com pesticidas perigosos, indica um relatório da Pesticides Action Network Europe. Parem com os pesticidas. Deixem lá a fruta ter minhocas, que é a única maneira de algumas pessoas terem possibilidade de comer carne.

6
E Itália virou (ainda mais) à direita e elegeu a primeira-ministra Giorgia Meloni, fã confessa de Mussolini. A moda das feiras medievais já era irritante, mas este regresso a políticas medievais é uma “trend” ainda pior.

7
Um aluno foi admitido em Medicina na Universidade Católica por ser “descendente de beneméritos insignes”, isto apesar de ter uma média inferior a outros concorrentes. O diretor disse ao “Expresso” não ver mal nenhum nisto e acrescentou que, se a polémica continuar, vai contar ao papá dele.

8
Num podcast, a presidente da Galp Paula Amorim contou a inspiradora história de ter parado de estudar aos 19 anos para ir para o Conselho de Administração da holding familiar. Coitada, ainda por cima o sonho dela era trabalhar nos provadores da Zara.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 9 de outubro – número 1585 – da “Notícias Magazine”]