Publicidade Continue a leitura a seguir

Organize a despensa (pela sua saúde)

Fotos: Shutterstock
A organização na despensa é importante. Colocar os produtos mais antigos na primeira fila diminui os riscos de ter de colocar no lixo artigos fora da validade.
Guardar alimentos em frascos herméticos evita a mistura de cheiros e que os aromas desapareçam. Também evita restos caídos de embalagens abertas ou de pacotes mal fechados.
Colocar os produtos sempre no mesmo sítio ajuda a encontrá-los imediatamente. E não só. Sabe logo o que falta e o que é preciso comprar.
Limpar as prateleiras da despensa ou do armário que faz de despensa, pelo menos uma vez por mês, tem várias vantagens. Permite fazer um inventário do que se tem, não deixa acumular restos, elimina maus odores.
Formigas? Raminhos de poejo seco evitam a entrada de formigas nas despensas. Hortelã-pimenta seca elimina as formigas que andam a passear por esses lados.
Parasitas? Com baratas, a coisa complica-se. Uma mistura de farinha, cacau em pó e bórax (borato de sódio), em partes iguais; ou açúcar mascavado e bicarbonato de soda, em iguais proporções; costumam ajudar a afastar essa bicharada.
Armários fechados são mais jeitosos, já que evitam a acumulação de pó e que aquela gordura, que se desprende quando se cozinha, se cole aos frascos, recipientes e latas de conserva.
Antes de guardar um frasco que esteve na bancada da cozinha na hora da confeção, convém limpá-lo ou lavá-lo antes de o guardar. Há sempre vestígios que se agarram.
Prateleiras forradas com materiais plastificados simplificam a arrumação. Basta um pano húmido com algum detergente e deixar arejar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Seja uma parte da casa, um armário ou várias prateleiras, esta zona tem um papel importante na gestão doméstica. Não basta acumular frascos, embalagens e latas de conserva. É preciso organização, limpeza, e atenção aos parasitas.

Comprar. Armazenar. Comprar. Armazenar. Não, a despensa não deve ser um depósito de alimentos e produtos que ali ficam esquecidos. Há que prestar atenção a esta área da casa.

Limpeza e organização são a chave para uma gestão e economia domésticas mais eficazes, sobretudo nesta zona nevrálgica por onde quase tudo passa. Não deixe para amanhã o que pode organizar hoje. Temos algumas dicas que lhe facilitarão a vida.