Publicidade Continue a leitura a seguir

By THF (Teach How to Fish): dar a cana e ensinar a fazer

Fotos: Gerardo Santos/Global Imagens

Susana Garrett Pinto está a criar a primeira empresa totalmente social em Portugal, a By Teach How to Fish

Publicidade Continue a leitura a seguir

Susana Garrett Pinto fundou a By THF (Teach How to Fish) para transformar a dependência de caridade em autossuficiência. Está em Portugal e no Camboja, quer chegar à Índia e a Marrocos.

Os seus dias são feitos de luta pelos direitos das comunidades mais vulneráveis. Em 2015, no Camboja, na terceira experiência de voluntariado, perguntou a um monge como poderia ajudar o seu povo. “Sentia que, de alguma forma, não estava a ser útil, estava a receber mais do que estava a dar ao serviço daquelas populações e das crianças com quem me cruzava.” O monge respondeu-lhe para pararem de dar o peixe à sua gente e que a ensinasse a pescar.

Susana Garrett Pinto não perdeu tempo e, há seis anos, criou o Teach How to Fish (THF), projeto social voluntário, que arrancou com o acompanhamento de dez famílias numa aldeia do Camboja para capacitar e dar autonomia, acabar com a dependência, valorizar competências. “Garantir que o dia a dia das famílias seja mais leve, que tenham disponibilidade emocional para resolver as enormes dificuldades e ultrapassar os obstáculos”, conta. Recuperar casas, construir casas de banho, garantir acesso a água potável, uniformes escolares e ATL para crianças, plantar hortas, tratar de entrevistas de trabalho. Dar resposta a necessidades básicas, assegurar o acesso à educação, formação e emprego. Com a comunidade e para a comunidade, um caminho feito em conjunto. “Ninguém pediu dinheiro, todos perceberam qual era o objetivo.” E essa foi uma grande vitória.

No final de 2020, Susana Garrett Pinto fundou a By THF para dar sustento e suporte ao seu projeto. Apresenta-a como “a primeira empresa totalmente social em Portugal”, unipessoal, que nasce para alcançar o objetivo maior do THF: trabalhar soluções para transformar a dependência de caridade em autossustento de gente que vive em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Em Portugal, disponibilizará formações em várias áreas, despertando a responsabilidade social de empresas tradicionais, para aplicar 100% das verbas angariadas em programas do THF e de parceiros e associações que trabalham na área social.

A infância, a família, as raízes humildes, o amor. Tudo contribuiu para ser quem é. “Sempre fui atenta, muito observadora, e empática. Ouvia as dificuldades e as histórias dos meus pais e dos meus avós, muito humildes, o que viveram durante a infância, e que ainda hoje são reais na vida de muita gente.” Cresceu com esta sensibilidade de partilha, de dar de si, de contribuir para um Mundo melhor.

Susana Garrett Pinto, natural de Lisboa, é comercial numa empresa financeira que disponibiliza soluções de pagamento, tem o curso de publicidade, várias missões de voluntariado, e sonhos. A THF está no nosso país e no Camboja, já reuniu mais de cem pessoas de 18 países em ações de voluntariado, e quer chegar à Índia e a Marrocos a curto prazo.