Publicidade Continue a leitura a seguir

As muitas vidas do limão para além da limonada

É um citrino com virtudes medicinais. Combate infeções, ajuda na formação dos dentes e ossos, acelera a cicatrização de feridas e queimaduras, melhora o funcionamento do aparelho digestivo pelo seu elevado conteúdo de fibras vegetais, desintoxica o fígado, combate a hipertensão e a obesidade.
Atenção, muita atenção: o limão não deve ser ingerido puro. A sua acidez pode provocar úlceras gástricas.
Um limão, múltiplas aplicações. Na alimentação, seja em doces ou em salgados, seja na carne ou no peixe. Em bebidas com ou sem gás, frescas ou naturais. Em medicamentos, em xaropes. Em produtos de limpeza também. E da sua casca é retirada uma essência aromática que vai diretamente para a secção de beleza, ou seja, para a composição de perfumes.
O limão ajuda a amaciar e a clarear as mãos. Ótimo para remover as manchas amarelas da nicotina dos dedos dos fumadores. Aconselhado para retirar manchas de lavatórios e banheiras e nódoas de ferrugem em roupa branca.
Utensílios de vidro com manchas? O limão tira. Vidros sujos de leite? O limão limpa.
Como escolher um limão? Pesado com casca fina e lisa, cor verde ou ligeiramente amarelada. Se cede um pouco à pressão dos dedos, é sinal que está maduro, o que significa que tem sumo.
Se o limão está verde, deve ser colocado num lugar seco, fresco e arejado, até ficar maduro. Quando já está maduro, pode ser guardado no frigorífico durante uma semana dentro de um saco plástico.
Pronto a usar. Espremer limões maduros para uma cuvete de gelo e congelar. Uma maneira prática para ter sumo de limão sempre à mão, pronto para refrescos ou para temperar carne e peixe.
Limão pouco suculento deve ser colocado em água morna durante cinco minutos antes de ser espremido. Para não secar, pode ser guardado em água gelada.
Não é preciso cortar o fruto, se são precisas poucas gotas. Basta espetar os dentes de um garfo e espremer ligeiramente o fruto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É um dos citrinos com mais interesse nutritivo e um fruto de sabor intenso que dá para quase tudo.

É da família das Rutáceas, nasce numa árvore com folhas verdes e perfumadas. Surgiu no sul da China, chegou à Península Ibérica no século XII, tem várias variedades e nascem em diversas épocas do ano. A Califórnia, nos Estados Unidos da América, é zona de maior produção deste citrino de casca amarela e de alto teor nutricional. Tem fibras vegetais, magnésio e potássio, e vitamina C aconselhada para prevenir infeções, como a gripe que já anda no ar.

O limão é um fruto que se encaixa no grupo dos alimentos reguladores. Há várias razões para isso, além da elevada quantidade de vitamina C. Em cada 100 gramas há 10 gramas de hidratos de carbono. Tem 87% de água e sais minerais como cálcio. Em gomos ou às rodelas, cortado ou inteiro, em forma de rosa ou em espiral, este fruto tem muito para contar. Conheça melhor o limão na fotogaleria que se segue.